Árvore pioneira, gosta de áreas úmidas e indicada para ornamentação.
É uma árvore tropical, originária do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Apresenta copa em formato colunar a piramidal, com tronco retilíneo que pode chegar a 20m. Outra característica -e seu tronco oco, onde habitam formigas, por isso o nome popular Pau-formiga.
Também conhecida por Pau-de-formiga, Pau-de-novato, Pau-de-tachi, Tachi, Tangarana, Taquari, Formigueiro, Pajeú, Paliteiro, Novateiro.

Sua madeira é leve, textura média, moderadamente resistente, de boa durabilidade, por isso muito usada na caixotaria e na construção civil.
A árvore apresenta características ornamentais que a recomendam para o paisagismo, principalmente para a arborização urbana de praças e ruas, também de jardins.
Apresenta indivíduos machos e fêmeas. Nas plantas femininas, as inflorescências são eretas, com flores róseo-avermelhadas e nas plantas masculinas com pequenas florações branco amarelada não tão vistosa, longas e pendentes, mas muito atrativa aos insetos que a buscam para obter pólen e néctar que nesta atividade acabam atraindo também aves em busca destes insetos. Floresce durante os meses de maio a agosto.
Os frutos não são comestíveis, mas a frutificação é um belíssimo espetáculo da natureza reunindo os mais diversos tipos de aves da ordem dos Psittaciformes.
-
Como plantar:
Colocar as sementes ou frutos para germinação, logo que colhidos, em canteiros contendo substrato organo-argiloso; cobri-los com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A taxa de germinação geralmente é alta. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, ultrapassando facilmente a altura de 2 metros aos 2 anos.
Seu cultivo deve ser feito em sol pleno, solo fértil e profundo, requer regas periódicas e deve ser enriquecido com matéria orgânica.