Brasil, 
24 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Bacurau ou Urutau

Bacurau, Curiango, Urutau, Mãe da Lua são menos diferentes para a mesma ave? ou são aves diferentes?

          Em Águas de São Pedro, como em muitas outras cidades do Brasil, estamos no período de recebermos um turista estrangeiro. Uma ave que veem voando da América do Norte (Canadá e EUA) para passar o verão por aqui, é o Bacurau Norte Americano.

          Com a chegada dele percebemos a confusão de nome, alguns o chamam de bacurau, outros de urutau, mãe-da-lua... Acontece que esse é o nome vulgar da ave, o nome pelo qual ela é conhecida em cada região. Mas Urutau e Bacurau são usados para aves diferentes.  Aí já tá outra confusão, ave ou pássaro. Bacurau e Urutau  não são pássaros porque não pertencem ‘a ordem dos Passeriformes e sim aves, pertencem a família dos Nyctibiidae (urutaus e mãe-da-lua) e Caprimulgidae (curiangos e bacuraus). Então vamos as diferenças:

Bacurau:  Conhecido também como curiango, curiango-comum, engole-vento, carimbamba, amanhã-eu-vou (em Minas Gerais), ibijaú e mede-léguas. São aves noturnas e insetívoras, de asas longas e pernas curtas de pouca utilidade para caminhadas, que durante o dia dormem no chão ou empoleirados. Vivem basicamente no solo, tem atividade noturna e fazem seus ninhos sobre telhados ou no solo em pequenas cavidades que, curiosamente, cavam com auxílio de seu dedo médio que possui vários esporões. No caso do Bacurau-Norte-Americano, esse dorme durante o dia empoleirado e, geralmente sempre será visto no mesmo galho.


Bacurau Norte Americano - Registro Luciana Sartori

Urutau:  conhecido como mãe-da-lua, urutágua e urutágo, Diferente do Bacurau não descem ao solo. Pousam geralmente na ponta de troncos mortos parecendo um prolongamento destes, mas também em posição transversal a galhos mais grossos. Por isso sempre são vistos em postura ereta. O ninho é em alguma forquilha de galho grosso a grande altura ou numa cavidade natural de seu poleiro noturno. Uma das espécies destaca-se por ter quase meio metro de comprimento total e envergadura de asas com o dobro disso, podendo chegar a um peso que supera meio quilograma. a enorme mãe-da-lua-gigante (Nyctibius grandis).

          Uma curiosidade do Urutau: “Possuem uma adaptação única em aves, chamada de “olho mágico”. São duas fendas nas pálpebras superiores, as quais permitem que fiquem imóveis por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados”. 

          Agora que você já sabe reconhece-los que tal pegar um binóculo ou câmera fotográfica e sair para observa-los? A observação de aves é uma prática que com certeza irá te surpreender e encantar com belas imagens!

       
      Bacurau Norte Americano - Registro Gustavo Pinto             Urutau

 

Newsletter
Digite seu e-mail: