Brasil, 
29 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Macaco Rabo de Fogo

Nova espécie de primata é descoberta na Amazônia Brasileira. 12/mar/2015

          A Natureza está sempre nos surpreendendo! Desta vez os pesquisadores Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauã descobriram uma nova espécies de zogue-zogue! O novo primata, Callicebus miltoni , está sendo chamando de “rabo de fogo” em função da sua cauda avermelhada.

          O Rabo de fogo foi encontrado na região da Amazônia brasileira entre os rios Roosevelt e Aripuanã, nos Estados do Mato Grosso e Amazonas.. A descoberta foi publicada na revista científica "Papéis Avulsos de Zoologia", do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

          O gênereo Callicebus é entre os primatas neotropicais o com maior número de espécies, atualmente são 31 espécies reconhecidas. Infelizmente já é considerado em situação de vulnerabilidade devido ao desmatamento provocado pelas atividades agropecuárias da região de Mato Grosso e Rondônia, segundo o pesquisador Felipe Ennes.

          A descoberta é fruto da pesquisa iniciada em 2011em conjunto do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros) e do Museu Paraense Emílio Goeldi. 

 

Para saber mais: Amazônia
F
oto: Julio César Dalponte

 
Newsletter
Digite seu e-mail: