Brasil, 
13 de junho de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Abelhas e Primavera

Primaveras ficam mais quentes e abelhas perdem sincronia com flores. 12/nov/2014

          A mudança do clima está confundindo as abelhas. Primaveras mais quentes estão alterando os ciclos de vida dos insetos e impedindo a polinização, diz novo estudo europeu. Eles estão simplesmente perdendo sua milenar sincronia com as flores.
 
          Um estudo feito por Karen Robbirt, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, e que será publicado esta semana na Current Biology, revela como isto acontece. As abelhas começam a voar mais cedo, ou nove dias antes a cada grau de aumento de temperatura, e assim perdem o tempo de polinização.
 
          Os pesquisadores analisaram tendências de longo prazo de registros históricos, começando em 1848, na Era Vitoriana. Foram comparados os dados da abelha Andrena nigroaenea e de espécimes de museus, com aqueles do tempo da floração das orquídeas Ophrys sphegodes e informações do clima do Met Office inglês.
 
          Primaveras mais quentes fazem com que as orquídeas floresçam mais cedo, mas isto não corresponde exatamente com o vôo prematuro das abelhas. E as fêmeas aparecem ligeiramente mais tarde que os machos, perto do pico do tempo de polinização. Isto significa que quando chega a época da polinização, os machos estarão desatentos por causa das fêmeas.
 
 
          A informação tem implicações para a produção mundial de alimentos. Três quartos de todas as colheitas deles dependem da polinização, não apenas das abelhas, mas de outros insetos. Estas espécies estão nas últimas décadas sofrendo e sendo dizimadas por doenças, pesticidas e perdas de habitats das flores, diz o Digital Times.
 
          Fica a dúvida se o mesmo está acontecendo no Brasil. Nossas abelhas são africanizadas, mais resistentes ao calor. Mas irão suportar o aquecimento cada vez maior? Em algumas regiões do Brasil já foram identificado a diminuição do nº de abelhas, mas não se sabe qual o motivo. Pode ser desde a falta de cuidados pelos apicultores até o aquecimento global.
 
          Para saber mais sobre a problemática da diminuição do nº de abelhas e como ajudar acesse  o site Sem Abelhas Sem Alimento .
 
Newsletter
Digite seu e-mail: