Brasil, 
29 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Hábitos bons ou ruins

Sete hábitos (que você provavelmente tem) ruins para o meio ambiente. 12/nov/2014

          Pegada Ecológica, muitos não sabem o significado deste termo. Basicamente é o rastro que deixamos no planeta, resultado da pressão do consumo dos recursos naturais. Por isso ser “amigo do meio ambiente” é a melhor forma de reduzirmos esses impactos e trilharmos um caminho melhor para nós e para o planeta. Como ser amigo do meio ambiente? Criando consciência e nos livrando de maus hábitos. Criar novos hábitos pode ser um pouco demorado, mas devemos tentar! Qualquer mudança de hábito pode dar um trabalho, mas uma vez que você se livre deles e os substitua por novos, sua pegada ecológica vai ficar mais leve. Vamos pensar e refletir sobre em alguns comportamentos comuns?

1. Usar sacolas plásticas em frutas e vegetais (antes de pesá-los) no supermercado. 

          A primeira pergunta que devemos nos fazer: Por que coloca-las num saco plástico? O correto seria não utilizarmos essas sacolas. As sacolas plásticas não irão protegê-los de germes e de impactos. Esses alimentos devem ser higienizados antes de colocarmos na geladeira ou consumi-los. E se estiverem na sacola você provavelmente irá higieniza-lo da mesma maneira. Colocar as frutas direto numa cesta ou caixa pode ser menos impactante. 

2. Não guardar embalagens de presentes.

          Ganhar um presente bem embrulhadinho é sempre bom, principalmente se ele for fácil de ser aberto. Desse modo, é possível dobrar o embrulho todo outra vez, e reutilizá-lo para presentear outra pessoa! Laços e enfeites também! Guarde-os, pois são fáceis de serem reaproveitados.

          Outro hábito que devemos refletir: se você está adquirindo o produto para você, por que pedir embrulhado para presente?

3. Usar palitos de comida japonesa (hashi) descartáveis.

          O fast-food asiático está virando moda, e utilizar o hashi descartável pode gerar uma grande pegada ecológica.  Cerca de cem acres de floresta são tombados a cada ano para produzir 45 bilhões de pares de hashi. Então devemos nos perguntar: por que utiliza-los e depois joga-los fora? Seria mais correto comprar pares de palitinhos duráveis em lojas asiáticas. Se não jogamos garfos e facas fora após as refeições, por que faríamos isso com os talheres orientais?

4. Desligar as luzes toda vez que sair de um quarto.

          Certamente é muito bom que você tenha o hábito de desligar as luzes quando sai de um quarto. Porém, dependendo do tipo de lâmpada que você utiliza, pode ser energeticamente mais eficiente mantê-las ligadas, caso você volte logo em seguida. As lâmpadas incandescentes podem ser desligadas e ligadas a qualquer hora, já as fluorescentes sofrem com isso tendo uma vida útil menor. No entanto as incandescentes gastam mais energia para produzir a mesma quantidade de luz que a fluorescente. Por isso a vantagem é ter a luz fluorescente e se você for voltar rápido para o quarto não precisa desligar a lâmpada.

          Mais atenção, as lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio e por isso seu descarte deve ser feito de forma correta. Já existem vários locais que recebem esse tipo de material, entre em contato com a Prefeitura de sua cidade e se informe.

5. Deixar carregadores ligados na tomada

          Você já ouviu falar em “energia Vampiro”? É a mesma coisa que “stand by”, a energia estática que circula nos aparelhos quando não estão em uso, mas são mantidos na tomada. Nos Estados Unidos uma pesquisa revelou que há um desperdício de 5 a 10% do uso de energia elétrica, o equivalente a 10 bilhões de dólares ao ano com a “energia vampiro”. No Japão 10% da energia consumida são gastos em santd by.  No Brasil o gasto está em torno de 5%. 

          Será que aquela televisão que fica na área de lazer e você quase nunca liga precisa estar conectada na tomada? 

6. Ter muitas roupas jeans

          Você sabia que a quantidade de água para fazer o jeans é enorme? A marca “Levi’s” disse que são necessários cerca de três mil litros de água para fazer apenas um par de calças.

          Quantos pares de calças jeans você tem? Quantos você realmente usa?

          O jeans é tudo de bom e combina com várias roupas e ambientes. Além de bonito, ele dura por muito tempo. Então invista em peças de qualidade! Desta forma você irá comprar com menor frequência. Comprar com consciência é comprar quando realmente está precisando, e assim diminuir sua pegada ecológica. Procure sempre por produtos de boa qualidade e procure saber se a empresa segue conceitos ambientais na produção.

7. Consumo de “água virtual”

          Ao consumirmos alimentos ou bebidas estamos consumindo o que é chamado de água virtual, ou seja, o recurso hídrico necessário para produzir determinado produto, desde a matéria-prima até o consumidor final. Segundo a revista Bioscience são gastos 1.600 litros de água para produzir 1 Kg de arroz; Para 1 Kg de carne bovina o consumo pode ser de até 43 mil litros de água; Para a fabricação de 1litro de cerveja, por exemplo, são gastos, em média, 155 litros de água, já o café e o vinho têm a pegada hídrica três vezes maior. Então o que devemos fazer?

          Optar por uma alimentação que exija menor recurso hídrico? Sim, é uma das opções. Conscientizar que os sistemas de irrigação devam ser feitos no período noturno, quando a evaporação é menor, é uma outra solução.

          Esses são apenas alguns hábitos. Nossa ideia é fazer com que você reflita em seu comportamento diário e tenha sua conclusão. Você já utiliza uma sacola permanente no mercado, então por que não  a utiliza nas compras do shopping? Vamos pensar e mudar nossos maus hábitos?!
 
 
Newsletter
Digite seu e-mail: