Brasil, 
26 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Pau Viola

A floração ocorre durante os meses de outubro e dezembro, a maturação dos frutos ocorre entre janeiro e março. É uma espécie pioneira e de rápido crescimento, indispensável nos plantios destinados à recuperação de áreas degradadas.

       Conhecida como Tucaneiro, Cytharexylum myrianthum,  é uma espécie arbórea pioneira dotada de copa rala e um tronco de coloração parda. Suas frutas são consumidas por várias espécies de aves, incluindo os tucanos.  Por ser espécie Frutífera para pássaros e Melífera é muito indicada para o reflorestamento de áreas degradadas.

      O Pau Viola é encontrado em florestas e matas úmidas e alagadas do Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. Indicada principalmente para o plantio na faixa litorânea e em terrenos úmidos e até brejosos, além da margem de rios e represas. Recebe vários nomes como: pau-de-viola, tucaneira, jacareúba, baga-de-tucano, pombeiro, tarumã e tarumã-branco, devido a cor das flores.

Caracterísitcas

          Possui um tronco reto ou levemente curvo, geralmente curto com 5 m de altura (até 10 m) e de até 60 cm de diâmetro. Possui madeira leve, macia ao corte, textura grossa, de baixa durabilidade natural, principalmente quando exposta. As folhas são opostas cruzadas, simples e de margens pouco onduladas. Face inferior com coloração mais clara e nervuras proeminentes.

 

Flores e Frutos

          Floresce durante os meses de outubro-dezembro, junto com o surgimento das novas folhas. Os frutos amadurecem em janeiro-março. As flores são brancas e pouco vistosas. O frutos são bagas vermelhas  com polpa carnosa.

      

Como plantar

          Colocar as sementes para germinação em canteiros semi-sombreados contendo substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A taxa de germinação geralmente é superior a 80%. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando alcançarem 4-6 cm. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, podendo atingir 4 metros aos 2 anos.

 

          Vamos ajudar a incentivar o plantio de árvores. A Ecoloja disponibiliza o Lápis Semente. Conhece?

Fotos: árvores do brasil

Newsletter
Digite seu e-mail: