Brasil, 
19 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Boto-Cor-de-Rosa

Vamos deter a matança de botos na Amazônia. 03/out/2014

         A luta contra a matança de botos rosa da Amazônia ganhou um importante reforço. Após anos de pressão de organizações da sociedade civil, como a World Animal Protection, e do Ministério Público Federal, uma medida do governo ataca o principal vetor dessa caça ilegal e cruel: o comércio do peixe piracatinga

         No dia 18 de junho, em ato conjunto do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério de Meio Ambiente, foi publicado no Diário Oficial uma instrução normativa que estabelece uma moratória para a pesca e comercialização da piracatinga em todo o território brasileiro. 

         Espécie de bagre carniceiro, que se alimenta de resto de animais mortos, a piracatinga é normalmente atraída e capturada usando a carne dos botos como isca. De acordo com especialistas, o aumento do comércio de piracatinga no Brasil e em outros países da América do Sul, principalmente a Colômbia, foi responsável pela redução de 10% anuais das populações de botos nos últimos dez anos. 

         A moratória entra em vigor em 1º de janeiro de 2015 e tem uma validade de cinco anos, período em que o governo brasileiro se compromete a estudar alternativas à pesca desse peixe sem a utilização do boto como isca. 

          “Se por um lado este é um primeiro passo para a proteção do boto rosa, é difícil acreditar que esta medida, sozinha, resolverá um problema complexo, e que atravessa fronteiras”, avalia Roberto Vieto, coordenador do programa de Vida Silvestre da World Animal Protection. “Para proteger o boto, agora precisamos que outros países, como a Colômbia, tomem uma atitude para frear a importação da piracatinga”, explica.

         Atualmente, o principal importador de piracatinga é a Colômbia, onde este peixe é vendido enganosamente como capaz ou capacete, espécies bastante apreciadas pelos colombianos. Agora, é a vez de a Colômbia ajudar a salvar o boto. Peça às autoridades colombianas que, assim como o Brasil, tomem medidas para proteger esse animal e detenha o comércio da piracatinga. Assine e compartilhe nossa petição! Clique em Salve o Boto.

          No Brasil, os cetáceos estão protegidos por lei federal desde 1987. A lei entretanto, não evitou até hoje a caça dos botos, o que mostra a necessidade de adotar diversas medidas para acabar com esse crime e proteger esse animal.

Fonte: World Animal Protection

Newsletter
Digite seu e-mail: