Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Patativa-Tropeira

Nova espécie de ave descoberta, mas infelizmente considerada ameaçada. 09/ago/2014.

         Foram necessários oito anos de pesquisas e observações para que os ornitólogos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Carla Fontana e Mário Repenning conseguissem provar a existência da patativa-tropeira (Sporophila beltoni), uma nova espécie de ave, que até então se pensava ser a já conhecida patativa-verdadeira (Sporophila plumbea).

         Os pesquisadores  perceberam que a patativa-tropeira possui plumagem e canto diferente, além de usar seu habitat de forma própria. A ave recebeu este nome porque se reproduz e migra nas regiões que antes eram rota dos tropeiros, no Sul do país, nos séculos passados. Podendo então ser encontrada desde o nordeste do Rio Grande do Sul até Minas Gerais, nos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Apesar de ser uma longa extensão territorial, a patativa tropeira se reproduz em campos naturais de regiões altas e montanhosas, mas sempre em áreas junto da Floresta com Araucárias.

          Estima-se que existam apenas 4.500 casais na natureza, número considerado baixo para aves, segundo os pesquisadores. Somado aos 3% que restam das Florestas de Araucárias e ao tráfico de animais silvestres, a patativa tropeira já nasce em perigo de extinção.

           A descoberta foi divulgada pela publicação americana The Auk – American Ornithologists’ Union. “Só é possível conservar aquilo que conhecemos. Por isso, a pesquisa científica é um importante subsídio para o avanço na proteção dos nossos ambientes naturais”, diz  Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, instituição apoiadora do projeto.

 

Foto: Márcio Repenning (Exame.com)

 

Newsletter
Digite seu e-mail: