Brasil, 
20 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Pneus Velhos

O reaproveitamento de pneus velhos – também chamados de “inservíveis” bate recordes no Brasil. 04/ago/2014

          A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) acaba de divulgar que coletou e encaminhou para a reciclagem mais de 223 mil toneladas de pneus inservíveis, só no primeiro semestre deste ano. É algo como quase 45 milhões de pneus de carros de passeio. Um recorde!

          Os pneus considerados inservíveis são aqueles sem condições de circular (pneu careca) e sem condições de reformar. A Anip recolhe e recicla os pneus desde 2007, em todo o Brasil. São 834 pontos de coleta distribuídos em todos os estados brasileiros.

          Depois de sua vida útil, os pneus são encaminhados para empresas que fazem a separação da borracha, tiras de aço e tecido que os compõem. Tudo é reaproveitado.

          A borracha, o principal componente, é moída para depois transformar-se em tapetes de automóveis, solas de sapato, pisos industriais e para quadras esportivas, materiais de vedação e até dutos pluviais. Também pode ser adicionada ao asfalto para recapear ruas e rodovias. Também é utilizada em fornos das indústrias de cimento, já que é um ótimo combustível alternativo. Essa queima é feita com todos os cuidados ambientais exigidos pelo Ibama, como a utilização de filtros de retenção dos resíduos gerados.

          Encaminhar os pneus inservíveis para a reciclagem é importante, pois se descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica.

          O pneu é um material resistente e versátil, então uma opção caseira para destinação é transforma-los em objetos variados e com estilo totalmente diferente. Quem tem boa imaginação e disposição para fazer um artesanato consegue usar o pneu de muitas maneiras, como: brinquedos em parques de diversões, como balanços para crianças, móveis para casa, como vaso e como horta, fazendo lindos jardins e muito mais coisas que sua criatividade permitir.

 

 

Newsletter
Digite seu e-mail: