Brasil, 
24 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Leiteiro

Frutifica abundantemente todos os anos, suas flores brancas muito ornamentais surgem de outubro a novembro.

          O LeiteiroPeschiera fuchsiaefolia, também conhecida como Leiteira ou Leiteiro de Vaca,  pertence a família Apocynaceae. Nativa do Rio de Janeiro, São Paulo e norte do Paraná, é encontrada na Mata Atlântica do interior, chegando a 5 m de altura. Árvore bastante rustica, utilizada em paisagismo urbano e projetos de recuperação da mata nativa.

          A floração pode se iniciar em setembro, persistindo até novembro, com flores brancas contrastando com as folhas verdes. Atrae a avefauna, que se alimenta de seu frutos no período de maio a junho.


CARACTERÍSTICA

          O tronco é revestido por uma casca lisa e possui de 25 a 30 centímetros de diâmetro. As folhas são simples e opostas. Por vezes essa árvore, considerada pequena, tem como grande diferencial seus frutos. Frequentemente procurados por pássaros que consomem o arilo vermelho-vivo que envolve as sementes.Produz leite nas folhas, caule e frutos, com muita abundância, daí seu nome.

 


FRUTIFICAÇÃO E FLORADA

          Abundante em frutos de 3 a 4 cm cada. Quando novo é verde, tornando-se preto e finalmente abrindo-se para mostrar a polpa vermelha que envolve as sementes. Visualmente, eles se assemelham com os de uma romã. A maturação dos frutos acontece de maio-junho.
As flores são brancas e delicadas, com 5 pétalas. Cobrindo a árvore entre o período de setembro a outubro

    


CULTIVO

          O desenvolvimento das mudas desta árvore é considerado rápido. Chega facilmente aos 3,5 metros aos 2 anos. Pode ser plantada em ruas, avenidas, praças, parques e jardins. O plantio pode ser feito em canteiros diretamente ou em embalagem plástica. Para fazer a muda, coloca-se de 2 a 3 sementes por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente e irrigue no mínimo 2 vezes ao dia. Entre 15 a 45 dias ocorre a germinação.


UTILIZAÇÃO

          Apresenta qualidades ornamentais, principalmente pela forma e densidade da copa. Pode ser empregada na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Devido as frutos que são procurados por diversos pássaros, é indicada na composição de reflorestamentos, para recuperação de áreas degradadas de preservação permanente.

         Já a sua madeira, considerada leve e de baixa resistência, é empregada para tabuado em geral, caibros, vigotas e, para lenha e carvão.

 

         A Ecoloja estimula o plantio de árvores.

Newsletter
Digite seu e-mail: