Brasil, 
24 de julho de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Tigres-de-Bengala

População de tigres-de-bengala sobe 63% em 5 anos no Nepal, diz governo. Animais estão em risco por caça, invasão de habitat e perda de presas. País quer dobrar número de felinos da espécie até 2022, chegando a 250. 02/ago/2013.

          O número de tigres-de-bengala (Panthera tigris) no Nepal aumentou 63,6% em cinco anos, chegando a 198 animais, revelou uma pesquisa do governo sobre grandes felinos, divulgada na segunda-feira (29/jul).

          Os resultados, obtidos ao longo de quatro meses de levantamento, são fundamentais para a proteção desses tigres, que enfrentam ameaça de extinção por vários fatores, como a caça que busca o lucrativo comércio de suas partes, a invasão do habitat por moradores de assentamentos, e a perda de presas.

          Conflitos entre pessoas e animais selvagens são frequentes no Nepal, que se comprometeu a duplicar a população de tigres até 2022, a partir da estimativa de 125 animais em 2010.

          "Isso é muito encorajador", disse Maheshwar Dhakal, ecologista do Departamento de Parques Nacionais e do Departamento de Conservação da Vida Selvagem do Nepal. Segundo ele, o Himalaia pretende atingir a meta antes do prazo.

          "O aumento dos números também aumenta nossas responsabilidades e desafios para a conservação de tigres", disse Dhakal à Reuters, após a divulgação dos resultados.

          O estudo foi apoiado pelo grupo ambientalista WWF e pelos Estados Unidos. Especialistas em conservação atribuem o aumento a um policiamento mais efetivo dos parques nacionais, ações mais firmes contra a caça e uma melhor gestão dos habitats dos tigres-de-bengala no Nepal, onde as florestas cobrem 29% do território.

        Como o crescimento desses felinos ao longo dos anos, também sobem o número de incidentes de conflito com os moradores. No ano passado, sete pessoas foram mortas em ataques de tigres em torno de parques nacionais, contra quatro em 2011, disseram as autoridades.

         Milhares de tigres já habitaram as florestas de Bangladesh, Índia e Nepal, mas sua população caiu para apenas 3 mil atualmente, de acordo com os especialistas em vida selvagem.

 

Fonte: Portal G1

Newsletter
Digite seu e-mail: