Brasil, 
18 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Araçá

Espécie indicada como pioneira para recuperação de área degradada e para pequenos pomares por produzir frutos comestíveis.

          O Araçá (Psidium cattleianum) é uma árvore da família Myrtaceae, também conhecido como china-guava, araçá-amarelo, araçazeiro, araçá-do-campo, araçá-vermelho, araçá-doce, araçá-manteiga, araçá-da-praia, araçá-pera, araçá-de-coroa, araçá-rosa e araçá-de-comer.

          Espécie indicada para programas de recuperação de áreas degradadas da mata atlântica. O araçazeiro é uma árvore ideal para pomares domésticos. Por ser de pequeno porte, não exige muito espaço para crescer e dar os frutos que toda família poderá apreciar. Também possui o poder de atrair uma infinidade de passarinhos silvestres, que vem degustar seus deliciosos frutos. Por este entre outros motivos, ele não deve faltar nos pomares destinados a atração de avefauna.

CARACTERÍSTICAS

          Espécie pioneira, de pequeno porte, mede entre 3 e 6 metros de altura, com folhas de textura grossa e brilhante. Seu tronco tortuoso, com média de 15 a 25 centímetros de diâmetro, é liso e descamante, a exemplo da goiabeira (árvore com a qual tem um fruto semelhante, amarelo e vermelho). Sua madeira é elástica, resistente e muito pesada.

          Em função de seu pequeno tamanho é usada no paisagismo de jardins residenciais ou públicos, e também em pequenos pomares. Também se desenvolve bem em vasos grandes. Somando-se a isso, é adaptável a vários tipos de solo e clima.

Uma dica: deve ser cultivada ao Sol e sem excesso de água. Seus frutos são comestíveis e muito apreciados para consumo ao natural, sendo também avidamente procurados por pássaros.

          Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, favorecendo a produção de mudas.

FRUTIFICAÇÃO E FLORADA

          As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames de 5 a 10 cm de comprimento. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro. Os frutos amadurecem de setembro a março, são do tipo baga, pequenos, globosos, de casca vermelha ou amarela, com polpa de cor creme a esbranquiçada, suculenta, doce e ácida, de sabor e aspecto semelhantes à goiaba, e com numerosas sementes e são muito apreciados pelos pássaros que se encarregam de espalhar as sementes. Os frutos, ricos em vitamina C, podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas, licores ou marmeladas.  

  

CULTIVO

          Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O araçazeiro aprecia o clima tropical, com o calor e a umidade, no entanto, é capaz de tolerar as geadas do clima subtropical. Apesar de preferir sol pleno, tolera sombreamento parcial.

          Propaga-se através de sementes.

  ATRAÇÃO DA FAUNA

           Indicada para atrair avesfauna, principalemtne periquitos, tuins, sanhaços entre outros…

OCORRÊNCIA NATURAL

          Sua ocorrência natural é predominante em restingas litorâneas situadas em terrenos úmidos e nas capoeiras de várzeas úmidas. Natural do Brasil, tem origem em restingas, Mata Atlântica e Planalto Meridional da Bahia ao Rio Grande do Sul.

           A Ecoloja estimula o plantio de árvores.

Newsletter
Digite seu e-mail: