Brasil, 
26 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Torom-de-alta-floresta

Cientistas descobrem nova espécie de ave em parte ocupada da Amazônia. 29/maio/2013.

          Pesquisadores do Museu Emilio Goeldi, localizado no Pará, descobriram uma nova espécie de ave que vive na Amazônia, em regiões já ocupadas pelo homem. O novo pássaro foi batizado de torom-de-alta-floresta (Hylopezeus whittakeri) e só foi encontrado graças a exames de DNA e análise de canto realizados pelos cientistas.

         Os resultados contribuíram para diferenciar essa espécie endêmica (nativa de determinada região), antes classificada como uma das três subespécies de torom-carijó (Hylopezeus macularius).

          A nova espécie vive na região entre os rios Madeira e Xingu, considerada uma das áreas mais ocupadas pelo homem na Amazônia, cortada pelas rodovias Transamazônica e BR-163 (que liga Cuiabá a Santarém). Segundo os cientistas, ambas as estradas são eixos de desenvolvimento e também de desmatamento.

          Exemplares da espécie podem ser encontrados em maior quantidade próximo à cidade de Alta Floresta (MT) – por isso, a menção do local no nome popular do pássaro. No entanto, essa ave vive também nos estados do Pará e Amazonas.

          Apesar de viver em uma região que sofre constante transformação pela ação do homem, o torom-de-alta-floresta não está ameaçado de extinção, mas, segundo os cientistas, essa situação pode mudar em breve.

          De acordo com Lincoln Silva Carneiro, doutorando em zoologia do Museu Emilio Goeldi e principal autor do estudo que identificou a espécie, a ciência entrou em uma nova fase de descobertas de espécies graças às modernas tecnologias.

         “Temos o advento de técnicas de biologia molecular e uso de DNA, e chegamos a regiões remotas. Isso, com certeza, vai nos ajudar a descobrir novas espécies na Amazônia”, explica.

Fonte G1

Newsletter
Digite seu e-mail: