Brasil, 
18 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Tecido de Cânhamo

Produzido com fibras do caule da planta Cannabis ruderallis (HEMP).

          Tecido conhecido pela sua beleza, brilho e suavidade. É altamente versátil e é utilizado em inúmeros produtos como roupas, acessórios, calçados, móveis e até na decoração de casa. Pertence a linha dos artigos ecologicamente corretos. A cultura de cânhamo produz muito mais por acre que algodão e eucalipto, utilizando uma quantidade pequena de insumos agrícolas para o plantio quando comparado com outras culturas.

         Vestuários feitos de tecido de cânhamo resistem a condições nocivas do meio ambiente e duram mais ao longo do tempo. Apresenta proteção contra raios ultravioleta e tem uma propriedade chamada termodinâmica que deixa a roupa ou calçado fresco no verão e quente no inverno. O visual natural e rústico é característico das fibras do cânhamo. O tecido fica mais macio com a cada lavagem. Pode ser misturado com as fibras do algodão, seda, lã, poliéster, etc.

          O Cânhamo é semelhante ao linho, e é muito cultivado em várias partes do mundo, sendo utilizado industrialmente em mais de 30 nações incluindo Canadá, Japão e países da Europa. Sendo a Itália e a China os dois maiores produtores no mudo todo. A fibra que compõe o fio de nosso produto é proveniente da França, onde a União Europeia legalizou e autorizou o plantio, inclusive com subsídio ao linho de cânhamo. O cânhamo tem o nome científico de Cannabis ruderallis, diferente da Cannabis sativa (maconha), não contém substâncias psicoativas. Existe, ainda, outra espécie, Cannabis indicans, utilizada pela medicina homeopática. As diferentes espécies da família cannabis apresentam cultivos também diferentes.

          O cânhamo tem origem nas fibras do caule da planta de Cannabis ruderallis, que são processados para dissolver a goma ou a pectina encontrada na mesma. A fibra é então separada e novamente transformada. Após o tratamento, as fibras são tecidas em fios finos e compridos.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE CÂNHAMO
- Forte e Durável.
- Brilhoso
- Absorvente.
- Trata-se facilmente com corante.
- Fica mais suave com cada lavagem.
- É termodinâmico.
- Resistente a raios UV.
- Excelente isolante.
- Mistura-se facilmente com outros tecidos.

CURIOSIDADES DA UTILIZAÇÃO DO TECIDO DE CÂNHAMO

         -  Pesquisas apontam que a utilização da  fibra vegetal cannabis data de doze mil anos atrás. Valorizada pela sua resistência e durabilidade. Materiais feitos de cânhamo foram descobertos em túmulos que datam de 8.000 antes de Cristo. Cristóvão Colombo navegou para a América em navios equipados com cânhamo. O Cânhamo foi cultivado extensivamente na América colonial por muitos agricultores, incluindo personalidades famosas como George Washington e Thomas Jefferson.

          -  Para se ter ideia da utilização da maconha de maneira industrial, Betsy Ross costurou a primeira bandeira norte-americana a partir do cânhamo.

         -  Apesar de não representar nenhuma ameaça à saúde ou segurança, as plantações de Cânhamo da espécie  Cannabis ruderallis são proibidas no Brasil e frequentemente destruídas pela força policial.

         -  Todas as partes da planta podem ser utilizadas com diversos fins, mas destaca-se especialmente a fibra, que também pode ser chamada de filaça.

          A Ecoloja comercializa o TÊNIS feito com a Malha de Cânhamo, disponível em nosso site e na loja em Águas de São Pedro/SP. Esta malha é produzida na França e importado pela empresa fabricante do tênis. No Brasil não existe a fabricação de malha ou tecido de cânhamo, havendo a necessidade de importação para produção de roupas e acessórios.

Newsletter
Digite seu e-mail: