Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Segunda Sem Carne

Secretaria de Meio Ambiente (SMA) recomenda iniciativa no programa "Segunda Sem Carne." 23/fev./2013

          No início do mês, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) oficializou o seu apoio à campanha Segunda Sem Carne, iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)  (SVB) lançada em 2009. Apoiada no tripé “Pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta”, a campanha convida as pessoas a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana, e agora integra os critérios de avaliação do Programa Município VerdeAzul da SMA.

          A Segunda Sem Carne já existe em mais de vinte outros países, incluindo campanhas de peso nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde é apadrinhada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Um dos argumentos mais fortes da proposta refere-se aos impactos ambientais da produção de carnes: o setor é hoje responsável pela maior parte do desmatamento da Amazônia, emite direta ou indiretamente a maior parte dos gases do efeito estufa do país e consome grandes volumes de água. Até mesmo a soja plantada no ameaçado Cerrado acaba virando ração para porcos e galinhas.

          Após a oficialização do apoio, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, providenciou a inclusão da Segunda Sem Carne como uma recomendação na Resolução 2013 do Programa Município VerdeAzul, que visa estimular e capacitar as prefeituras do estado a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Desde a Rio+20, no ano passado, um relatório da WWF também já recomendava a Segunda Sem Carne como forma de reduzir a pegada ecológica dos paulistas.

 

          “São pequenas mudanças diárias para a construção de um mundo mais verde, sustentável e humano”, disse Covas. Além da SMA, muitas outras instituições e personalidades já declararam o seu apoio à campanha.

Para saber mais, acesse:
- www.segundasemcarne.com.br
- www.ambiente.sp.gov.br

Newsletter
Digite seu e-mail: