Brasil, 
26 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Tigres

Vasectomiza-los é uma ação correta? O uso da imagem desses animais é uma ação correta?

          Foi divulgado pelo Ambiente Brasil que a Justiça Federal decidiu que 12 tigres do mantenedouro Ary Marcos, que fica em Maringá, no norte do Paraná, sejam castrados. Com base na Instrução Normativa 13, de 6 de dezembro de 2010, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que determina que felinos sejam esterilizados, o Juiz de Direito José Jácomo Gimenes deu a sentença. Uma vez que os tigres e leões não pertencem naturalmente à fauna brasileira, acreditando que a esterilização não ocasionará a redução da população da espécie, muitos menos a extinção.

          O advogado Vanderlúcio dos Santos Baum, responsável pelo mantenedouro informa que a “instrução normativa determina que se faça a esterilização em todos os felinos de grande porte do país. O Ibama que seria o órgão responsável pela preservação da espécie está levantando uma bandeira do extermínio. A única coisa certa disso é que esse animal não vai conseguir reproduzir mais. Então, dizer e determinar que se faça vasectomia é levantar a bandeira do extermínio”

          De acordo com o advogado, no mundo existem 3.200 tigres. E os 12 tigres do mantenedouro que fica em Maringá representam 0,37% da população mundial e que se encontram extintos em muitos países da Ásia. No entanto devemos nos preocupar com a espécie em si. Pois, existem nove subespécies distintas de tigre, três das quais estão extintas. Ocupavam historicamente uma extensa área que englobava a Rússia, Sibéria, Irã, Cáucaso, Afeganistão, antiga Ásia Central Soviética,Subcontinente indiano, China, todo o sudeste da Ásia e as ilhas de Sumatra, Java e Bali. De qual espécie esses tigres do mantenedouro pertencem? Sabemos que os animais vindos de circos muitas vezes são híbridos, ou seja, não pertencem a uma determinada subespécie e sim no cruzamento entre elas.Para os Biólogos  animais híbridos não são adequados biologicamente para programas de conservação da espécie.

          O advogado do mantenedouro garante que esta decisão é contrária à legislação internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), que prevê a proteção à fauna e à flora. “Eles estão descumprindo e violando o pacto. No cenário mundial, enquanto países se unem com o objetivo máximo de preservação, em especial das espécies ameaçadas de extinção, o Brasil, através de normas do Ibama, que sequer tem força de lei, contraria os diplomas internacionais e sustenta a esterilização da espécie”, completou. Maso advogado Baum parece esquecer que a conservação de espécies está baseada, também, em questões genéticas.

          No começo de março, Baum fará uma viagem a Nova York, na qual irá protocolar na sede da ONU um memorando sobre a situação que está acontecendo no Brasil com o caso dos tigres.

          O Ibama tomou esta medida pelo fato de terem nascido em cativeiro sete filhotes de tigres. Considerando a situação gravíssima e solicitando a vasectomia dos animais para que outros não descendam deles. O mantenedouro que abriga, além dos 12 tigres, mais duas leoas e cães, diz que cuida dos animais com o objetivo de preservar a espécie e não vai deixar que eles sejam castrados. O mantenedouro de Ary Borges da Silva tem autorização do Ibama para cuidar de felinos em extinção, vítimas de maus tratos e abandono. Os felinos são conhecidos nacionalmente, pois participam de novelas, comerciais e são modelos em ensaios fotográficos. Segundo Silva, boa parte da verba para poder sustentar o mantenedouro é tirado do próprio trabalho dos animais.

          Será que o mantenedouro possui capacidade de manter esses filhotes, passando de 12 para 19 o nº de animais?  Não há no Brasil locais disponíveis e adequados para receber tigres excedentes, por isso muitos zoológicos fazem o plano de manejo reprodutivo de determinadas espécies, entre elas o tigre.

          Será que há um real interesse na preservação da espécie ou é apenas mais um mantenedouro com interesse no retorno financeiro que pode vir com a exposição da imagem do animal?

tigre

Newsletter
Digite seu e-mail: