Brasil, 
20 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Telhado Verde

Prédios argentinos pagarão menos imposto por ter jardins no telhado. 09/fev./2013.

          Os prédios da cidade de Buenos Aires pagarão menos impostos por ter jardins no telhado, de acordo com uma lei recém-sancionada pelo governo local.

          A redução do ABL (equivalente ao IPTU brasileiro) será de até 20% para o edifício de ‘telhado verde’ de acordo com a nova medida, que contou com ampla maioria dos votos da situação e da oposição, na votação realizada no fim do ano passado.

          O secretário de Desenvolvimento Urbano portenho, Daniel Chain, disse que a medida vale para os edifícios já existentes.

          O objetivo, afirmou, é ‘cuidar o meio ambiente’ a partir de uma ‘mudança cultural’.

          ‘Nossa meta é ambiental. E entendemos também que devemos ser os primeiros a aplicar a iniciativa. Por isso, desde o ano passado, começamos a construir escolas com vegetação nos telhados. E o mesmo faremos em outros edifícios públicos’, disse o secretário à BBC Brasil.

Prédios novos – Segundo ele, seis escolas em construção na cidade terão jardins nos telhados e o mesmo ocorrerá, disse, no terraço do Teatro San Martín, no centro da cidade, que tem 50 anos e será reformado.

           Arquiteto com especialização em economia urbana, Chain lembrou que Buenos Aires integra o grupo chamado C40 (Climate Leadership Group, que reúne cidades que debatem saídas para preservação do meio ambiente) e que a nova meta de Buenos Aires será a exigência de que os novos edifícios já sejam erguidos com os jardins no telhado.

          ‘A medida sancionada é optativa e pretende estimular a criação destes pontos de vegetação. Mas neste ano enviaremos outro texto à Legislatura com a exigência de que novos prédios já tenham esses espaços verdes’, afirmou.

          A ideia, afirmou, é que a medida seja aplicada nos bairros onde são registradas as concentrações de construções na cidade. ‘Quanto maior o numero de construções, maior a necessidade (de áreas verdes) para vivermos melhor’, afirmou.

           Conheça um pouco mais sobre o ecotelhado em ecodicas.

 

 

Fonte: Ambiente Brasil

Newsletter
Digite seu e-mail: