Brasil, 
28 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
AGUIAS - Predadoras Aladas

Conheça as maiores aguias do mundo.

          Desde a época dos romanos a águia é o símbolo de grandes nações, esta ave representa as ideias de beleza, força e prestígio, considerada a mais poderosa predadora!

          Como todas as aves predadoras, as águias possuem patas poderosas com grandes garras para apanhar as suas presas. Também têm uma visão incrível que lhes permite descobrir e seguir a sua presa a longa distância, com visão nítida a mais de 500 metros. Algumas podem atingir 300 km/h em vôos de mergulhos durante a caça.


Vamos conhece-las:

- A Águia Imperial Ibérica (Aquila adalberti) possui uma constituição forte, com tamanho médio de 80 cm e envergadura de até 2,10m , pesando até 3 kg. É uma espécie de águia endêmica do sudoeste da Península Ibérica e Marrocos.
A águia-imperial-ibérica encontra-se actualmente em perigo de extinção.


- A Águia Imperial Oriental (Aquila helíaca) Um pouco maior que a espécie anterior, chega a medir 83cm com 2,15m de envergadura e com no máximo 4,5kg. É a águia mais ameaçada da Europa. Sofreu ao longo da história diversos ataques por parte dos agricultores que as consideravam um perigo para o seu gado. Atualmente, os poucos exemplares são encontrados nos Alpes Austríacos, nos Alpes Italianos e também no Chipre.
        Infelizmente, devido à destruição de seu habitat natural encontra-se hoje em estado vulnerável na natureza.


- A Águia-Perdigueira (Hieraaetus fasciatus) é uma águia de tamanho médio, cerca de 70 cm e 1,5 m de envergadura, com peso de até 2 kg. É encontrada em regiões montanhosas e rochosas, adaptando-se com facilidade a todos ambientes, com exceção nas regiões desérticas e florestas. Apesar disso tem sofrido redução na sua população principalmente na França, sendo considerada em perigo de extinção pela União Européia.


- A Águia-das-Filipinas (Pithecophaga jefferyi) é uma das maiores e impressionantes águias florestais que existem no mundo, seu tamanho varia entre 85 a 102 cm, sua envergadura é de 2,50 m e pesa até 8 kg. A Águia-das-Filipinas está restrita às ilhas de Mindanao e Luzon, sendo que nesta está praticamente extinta, restando por volta de 500 exemplares. Ela vive na mata fechada e não alça vôos acima das copas das árvores.
        Considerada em “em perigo crítico de extinção”. A exploração florestal, os pesticidas e a caça são as ameaças principais que estão causando a extinção desta espécie.


- A Águia-real (Aquila chrysaetos) mede até 1 m, com envergadura de 2,50 m e pesando até 11 kg. Habita grande parte do Hemisfério Norte: Europa Ocidental, Norte da África e grande parte da América do Norte.  A águia-real é protegida pelo governo dos Estados Unidos e considerada ameaçada de extinção. A caça, a alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações desta ave.


- A Águia-do-mar-de-Steller chega a pesar até 9 quilos e com uma envergadura que pode chegar a 2,45 metros. Encontrado na Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão e norte da China; nas regiões costeiras do leste da Rússia. As principais ameaças para esta espécie são a alteração de seu habitat, poluição e sobrepesca. A pesca excessiva vem forçando as águias-do-mar-Steller a entrar nas florestas em busca de carcaças de animais deixadas por caçadores, levando a um risco de envenenamento por chumbo causado pela ingestão do projétil. Hoje ela é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

 


- A Harpia (Harpia harpyja) é uma das grandes aves de rapina florestal da América do Sul, medindo 1 m, com envergadura de até 2,50m e peso de 10 kg. O seu habitat, florestas preservadas, estende-se do Sul do México até ao Norte da Argentina. Atualmente, no Brasil a maior parte da população está concentrada na região amazônica, mas pode ser encontrada nas florestas de Minas Gerais. No Brasil é considerada “criticamente em perigo” de extinção.


          Além da Harpia, o Brasil possui outras águias que também apresentam um tamanho considerável, são elas:
         Águia Cinzenta com 66 cm, Gavião de Penacho com 67 cm, Gavião Pega Macaco com 72 cm e Uiraçu-Falso com 85 cm.
 
         Para saber mais sobre as aves de rapina do Brasil acesse www.avesderapinabrasil.com

Fotos: http://aves.mundoentrepatas.com/aguias.htm

 

Newsletter
Digite seu e-mail: