Brasil, 
24 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Reciclagem de Bitucas

Bitucas podem e devem ser recicladas. 27/nov/2012.

          Pesquisas apontam que 28% do lixo de mão jogado indiscriminadamente nas ruas são bitucas de cigarros. Sabe-se que são consumidos cerca de140 bilhões de cigarros todos os anos no Brasil e pelo menos metade desse número de cigarros é atirado para o meio ambiente. Imagine então a quantidade de bitucas espalhadas pelas vias públicas e áreas verdes. A bituca além poluir o ambiente com componentes químicos e metais pesados pode levar de 2 a 20 anos para se decompor, dependendo das condições do ambiente descartado.

         Com a distribuição de lixeiras- coletoras em pontos estratégicos as empresas recicladoras realizam a coleta de bitucas que são misturadas com outros insumos (resíduos vegetais, compostos orgânicos, etc ) e após processo de compostagem são disponibilizados  em adubos utilizados exclusivamente na recuperação de áreas degradadas e paisagismo.  Ou seja, é o lixo virando solução ambiental. Desse modo as “bitucas processadas” são descartadas em locais adequados e não geram malefício nenhum para o meio ambiente. Outro dado interessante é que o resíduo, que antes demoraria até 20 anos para se decompor nesse ambiente, “torna-se” pó em, praticamente, 60 dias.

         No Paraná deputados estaduais e vereadores de Curitiba iniciaram uma verdadeira “caça às bitucas”. Um projeto de lei foi aprovado em primeira discussão pela Câmara da capital determinando que quem jogar restos de cigarro no chão será multado em R$ 400,00 e a prefeitura terá de instalar coletores e levar o material para reciclagem.

         Empresas coletoras e recicladoras de bitucas de cigarro:
- Poiato recicla – Votorantim SP: www.poiato.com.br
                                                         telefone (15) 3242-6128

- Ecocity Soluções Ambientais – Curitiba/PR : www.ecocitybrasil.com.br
                                                        telefone (41) 3071-0384


Revista Inove Ambiental

Newsletter
Digite seu e-mail: