Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Mico Leão

Possível mascote dos Jogos de 2016, mico é alvo de projetos para salvá-lo. 23/out/2012.

          O mico leão dourado pode se tornar o mascote das Olimpíadas de 2016, com isso sua conservação estará recebendo maior atenção. Endêmico da Mata Atlântica, em perigo de extinção com uma população de 1.600 animais, esse pequeno primata está na mira de ONGs que querem elevar para 2 mil a quantidade de indivíduos em vida livre.

          Natural da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado sofreu uma grave redução de exemplares devido ao desmatamento do bioma, que abrange 15 estados brasileiros. Programas de conservação em zoológicos no Brasil surgiram por volta de 1984, em 2003 foi feita uma reintrodução em vida livre, conseguindo-se  alterar o status de perigo de extinção para perigo crítico.

          Os esforços realizados por ambientalistas conseguiram aumentar a população de primatas durante esses anos. Agora, um projeto de reflorestamento anunciado pelo governo do Rio de Janeiro pretende plantar 34 milhões de árvores até 2016. Essa medida irá absover os gases causadores do efeito estufa que serão gerados por obras de infraestrutura para as Olimpíadas realizadas no Rio, além das atividades durante os jogos e consequentemente irá promover o bioma onde se encontra o Mico leão Dourado.

         Vamos ficar na torcida do Mico Leão e do Rio de Janeiro, pois essa atitude pode se tornar exemplo para outros estados com biomas em situação crítica.

Fonte: ANDA

 

Newsletter
Digite seu e-mail: