Brasil, 
26 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Minhocuçu

Polícia Ambiental multa pescadores que coletavam minhocas raras em Ibirá/SP. 07/08/2012.

         Dois homens foram multados em R$ 31 mil pela Polícia Ambiental após serem surpreendidos na última sexta-feira (3) capturando minhocas raras, encontradas somente no solo de Ibirá (417 km de São Paulo). De acordo com o soldado ambiental Egivan Paes, 42, a dupla tinha aprisionado 62 exemplares e, por causa disso, vai pagar R$ 500 por animal. Os dois pescadores também responderão inquérito por crime ambiental.

          As minhocas de Ibirá, que levam o nome científico de Glossoscolex grandis ibirai, são conhecidas popularmente como “minhocuçu” e podem atingir o tamanho de até 28 centímetros em estado normal.

 

         A minhoca de Ibirá foi descrita pela primeira vez em 1966, segundo o pesquizador Vizotto da UNESP, e ocorre no município devido às características do solo, que é muito alcalino e rico de matéria orgânica. Anteriormente, segundo o pesquisador, acreditava-se que a espécie existia somente em Passo Fundo (280 km de Porto Alegre).no Brasil existem espécies de minhocas maiores do que as de Ibirá. “Na Amazônia, há uma espécie que chega a 2,1 metros, e, em Piracicaba, 1,2 metro”,

Jaús e pintados – Os minhocões são usados para pesca de peixes grandes, como jaús e pintados.  "A maneira abusiva como estão capturando esses animais pode torná-los extintos. Os dejetos deles são ótimo adubo para o solo”

Fonte: Ambiente Brasil

Newsletter
Digite seu e-mail: