Brasil, 
27 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Mula Sem Cabeça

Assombração que percorre as noites de quinta-feira assustando as pessoas e animais.

          Esta é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. Nos pequenos povoados ou cidades de regiões rurais do nosso país, onde existam casas rodeando uma igreja, em noites escuras é comum haver relatos da Mula Sem Cabeça. Ela é facilmente reconhecida, é uma mula sem cabeça, forte, que solta fogo pelo pescoço, normalmente de cor escura (preta ou marrom) e com ferraduras de prata ou de aço.

           Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região.  A versão mais aceita, conta que a Mula Sem Cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste assombração. Por isso também pode ser chamada de “Mulher de Padre”, “Mula de Padre”, “Mula Preta”, e alguns outros.

         A Mula Sem Cabeça também pode ser vista nas encruzilhadas em toda passagem de quinta para sexta feira ou, se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia-noite, ela estará lá! Normalmente quando é avistada sai a galope, dando longos relinchos (assustadores!), percorre sete povoados, ao longo daquela noite, e se encontrar alguém chupa seus olhos, unhas e dedos.  A única defesa é deitar-se no chão de bruços e esconder o rosto e as mãos.

          Se alguém, com muita coragem, tirar o cabresto e os freios de sua boca em meio ao fogo, o encanto será desfeito e a Mula Sem Cabeça, voltará a ser mulher, arrependida de seus pecados ficará livre da maldição que a castiga.

          Mas não podemos esquecer que se uma mulher apaixonar-se e tiver um relacionamento amoroso com um padre, como castigo pelo pecado a moça receberá a maldição para toda eternidade de se transformar na terrível mula de cabeça de fogo. E a assombração continuará a nos assustar!

         Você já viu uma Mula Sem Cabeça?

         Na Ecoloja você encontra o imã da Mula Sem Cabeça.


Foto: Wikipédia

.

Newsletter
Digite seu e-mail: