Brasil, 
29 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Girafa em Vida Livre.

Boa notícias precisam ser divulgadas! População de girafas do Níger na África aumentou seis vezes em 15 anos. 10/03/2012.

          A população das últimas girafas peraltas ou girafas nigerianas, Giraffa camelopardalis peralta, do oeste da África, que vivem hoje no sudoeste de Níger, aumentou seis vezes em 15 anos, passando de apenas 15 para 50 em 1996 e para 310 em 2011, informou neste último dia 07 o ministério do Meio Ambiente do Níger.

          “Os esforços do governo para preservar as girafas foram frutíferos, a população passou de 50 em 1996 para 310 em 2011″, segundo os resultados de um recenseamento oficial.

          O censo mostrou que a população de girafas é agora composta por 146 machos e 164 fêmeas. Entre as fêmeas, 26 estão grávidas.

          Fugindo de caçadores e predadores, estas girafas encontram um refúgio em Kouré, uma área à uma hora de distância da capital Niamei.

          Um estudo de 2006 mostrou que esse rebanho era o último da girafa peralta, uma espécie em extinção.

          Para incentivar as pessoas a proteger ainda mais estas girafa, a Associação para a Proteção das Girafas do Níger (ASGN), uma ONG, em parceria com o Zoológico de Doue La Fontaine (França), financia projetos comunitários. Esse é um dos princnipais papéis dos Zoológicos modernos, atuar em projetos de conservação de animais em vida livre.

          Várias aldeias foram beneficiadas com poços de água potável, bancos de cereais, moinhos de grãos, sementes e fertilizantes.

          Além disso, as mulheres recebem empréstimos sem juros para a criação de pequenas empresas.

          Até o momento só ocorreu um registro de caça ilegal notificado em 2010 com a morte de duas girafas.

Foto: Luciana Sartori


 

Newsletter
Digite seu e-mail: