Brasil, 
28 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Como atrair Beija-flores.

Saiba os cuidados que devemos tomar para não prejudicarmos estas lindas aves. 05/02/06.

         

 

 

          É fácil atrair beija-flores com as garrafinhas com água açucarada. Elas têm forte poder de atração e a vantagem de serem facilmente colocadas o ano todo onde mais interessa. Disputadíssimas, alguns beija-flores as adotam como fonte exclusiva de alimentação e as freqüentam o dia inteiro. Os mais possessivos, tanto machos como fêmeas, "apoderam-se" delas e não permitem que "intrusos" se aproximem, mesmo que sejam da mesma espécie. Recomenda-se não mudar esses bebedouros de lugar para não provocar novas disputas agressivas. Até nas ocasiões em que as garrafinhas são retiradas para reabastecimento, os mais dependentes ficam voando por perto. Todo esse interesse provoca o aumento da população de beija-flores nas imediações.
          Porém, ideal é ofertar o máximo possível de flores, cujo néctar favorece a saúde do beija-flor pela oferta adicional de sais minerais, proteínas e vitaminas, além de atraírem os insetos, importante fonte de proteína e complemento alimentar para os beija-flores. Só água com açúcar provoca deficiência nutricional. Poucas pessoas sabem, mas os beija-flores se alimentam muito de insetos e aranhas, os quais ele captura em vôos ou nas teias.
          As garrafinhas ajudam a manter os beija-flores por perto nos períodos sem floração ou do inverno, quando eles desaparecerem temporariamente.

CUIDADO!
          Mas tenha muito cuidado, pois o uso de açúcar comum ou mel em bebedouros é condenável, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar os beija-flores e outros pássaros (Saíras, Sanhaços e Sebinhos) com fungos  que causam uma micose na boca ou com bactéria que provocam uma gastroenterite, ambas as doenças que podem levá-los à morte.
         

          Atualmente encontramos no mercado uma variedade de soluções de Néctar formulado com uma mistura ideal de açúcares, muito atrativa e similar ao néctar encontrado na natureza. Apresenta rápida assimilação e transformação em energia. Trata-se de um produto estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias. Fornece também vitaminas necessárias à boa saúde dos beija-flores e à resistência às doenças.
          Outra dica para quem não tem jardim é manter flores em vasos suspensos, de preferência com flores vermelhas ou amarelas, como a Brinco-de-princesa que floresce quase o ano inteiro ou a Lanterna japonesa, sempre florida. Em apenas 1m² de terra dá para plantar um pé de Grevilea-anã, arbusto que floresce quase o ano inteiro. "Cada pé corresponde a uma garrafinha de água com açúcar".

Algumas espécies que atraem Beija-flores:
          Árvores Floríferas: Espatódea, Unha-de-vaca, Mulungu, Suína, Jacaraná, Paineira e Ipê;
          Plantas e Flores: Camarão-amrelo, Ruélia-rosa, Capota-vermelha,Bromélias, Abacaxi, Abacaxi-vermelho, Cravo-do-mato, Lágrimas-de-cristo, Ipoméia, Maracujá e Bananeira-de-jardim.

      
fonte: www.treknature.com                                                  fonte: Silvio Soares

Newsletter
Digite seu e-mail: