Brasil, 
17 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
João de Barro

Ninhos "duplex" viram notícia nacional. 07/03/2012.

          Há cinco anos a família do empresário João Bueno, que mora no bairro Jardim Paulista, convive com uma outra família um tanto inusitada. O empresário e a mulher possuem vista privilegiada a “sobrado” que fica do lado de fora da janela do casal.

         Os moradores deste “sobrado” são pássaros da espécie João de Barro, que realizam um trabalho colaborativo na construção de suas casas, para abrigar seus filhotes. Conforme o ornitólogo João Batista, é raro encontrar ninhos tão próximos.

        O empresário João Bueno contou ao G1 que os passarinhos costumam trabalhar no início do dia e durante a noite, e que durante os cinco anos de convivência já presenciou até desentendimentos entre eles. “Uma vez, aparentava que um casal de pássaros estava discutindo. Foi ao ponto de um deles sair e construir uma casa na parte superior da outra”, explicou.

        Lourdes Bueno, esposa do empresário, afirma que já se acostumou com os animais e que a família já desistiu da ideia de remover as casas, que permanecem intocadas. “Eu acredito que seja um privilégio poder abrigar esses animais, já que não existem outras espécies na vizinhança”, relatou.

        Além do barro, pequenos galhos de árvores também são usados para a construção dos ninhos. Segundo o doutor em ornitologia da UFMT, João Batista, é comum a ocorrência de um a dois ninhos dentro da área urbana, mas raramente se vê três ninhos tão próximos. “Eles procuram lugares onde tenha tranquilidade e alimentação disponível, como insetos, pequenas minhocas e até ração para cachorro quando se abrigam próximos à residências”.

        Conforme o especialista, as casas são construídas pelo casal de pássaros, que participam ativamente, enquanto um se encarrega pela busca do material outro se dedica à construção. Ele explicou ainda que o objetivo do ninho é auxiliar na incubação dos ovos, já que o barro serve para garantir a temperatura ideal para o desenvolvimento dos filhotes.

        Os ninhos podem existir a vida toda e durante o período podem ser construídas novos ninhos ou até ser reformados os antigos. Dentro dos ninhos, os animais forram o local com fibras vegetais, pelos, cerdas e penas, para garantir toda segurança aos filhotes.

        Em tempos antigos essas construções duplex eram mais comuns, atualmente são raridades! Inclusive, infelizmente, até mesmo uma única casa de João de Barro é raridade em algumas regiões.

Fonte: Ambiente Brasil
Foto: Luciano Monferrari  

Newsletter
Digite seu e-mail: