Brasil, 
23 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Quem são os Beija-flores?

Conheça um pouco mais sobre estas aves maravilhosas. Fevereiro/2006

 

 

 

 

          São chamados de Guainumbis (pássaros cintilantes) pelos Tupis e de Mainumbis (aqueles que encantam, junto à flor, com sua luz e resplendor) pelos Guaranis. São também conhecidos como Colibris.
          O Beija-Flor, uma das aves que mais encanta as pessoas, pertence a família Trochilidae, onde estão incluídas mais de 320 espécies, das quais 143 são encontradas na Colômbia. Entre elas encontramos o Beija-Flor Abelha (Mellisuga helenae), a menor ave do mundo, habita Cuba e mede cerca de 6 cm de comprimento da ponta da cauda até a ponta de seu bico. No Brasil é o Lophornis magnífica conhecido popularmente como Topetinho-vermelho um dos menores, medindo 6,8 cm e pesando de 1,5 a 2,8g. Já o Beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella) que vive no norte do Brasil, Floresta Amazônica, é um dos maiores, medindo cerca de 20 cm. No Brasil foram catalogadas aproximadamente 80 espécies de Beija-flores, das quais 28 foram registradas na região do município do Rio de Janeiro.


 Beija-flor Topetinho-vermelho; Fonte: www.hbw.com

 


          O Beija-Flor é a única ave capaz de voar para trás e permanecer “parado no ar” em pleno vôo, chegando a uma velocidade de até 100km/h.. Chega a bater as asas mais de 50 a 80 vezes por segundo, de acordo com a espécie, produzindo um som semelhante a um zumbido (humm), originando seu nome em inglês, Hummingbird.
          São extremamente territorialistas, não se importando com o tamanho de seus adversários. Chegam literalmente a tomar conta de uma árvore ou fonte de alimento, dando rasantes e perseguindo quem adentrar seu território. São capazes de expulsar gaviões e outras aves maiores. Costuma permanecer sozinho a maior parte do tempo.
          Normalmente são vistos aos pares apenas no período reprodutivo, quando realizam uma belíssima corte composta por sons e vôos acrobáticos. Os machos realizam acrobacias no ar como o de “mergulhar em forma de U” no ar.
          A fêmea é responsável pelas tarefas de construção do ninho, choco, alimentação e a proteção aos filhotes. Constrói o pequeno ninho nas forquilhas das árvores, utilizando líquens, musgos, folhas e painas, revestindo-os depois com teias de aranha, o que garante impermeabilização e resistência. O pequeno ninho de forma cilíndrica comporta dois pequenos ovos. Após 3 ou 4 semanas do nascimento, os filhotes já estão prontos para deixar o ninho. O beija-flor pode viver de 12 a 14 anos! Estima-se que a média de vida destas aves esteja em torno de 2 a 4 anos, devido a devastação de seus habitats.
              

           Você sabia:
• O coração de um Beija-flor Chega a ser 2,5% do seu peso total. No Homem o coração é 0,5% de seu peso.
• O Beija-flor, em repouso, inspira 260 vezes por minuto!
• Quando voa o coração movimenta seu sangue 100 vezes mais rápido que o do Homem.
• Comem  diariamente em média 8 vezes o peso do seu corpo! O equivalente a 6.600 a 12.4000 calorias por dia.
• Gastam em média 35 calorias por minuto.
 

          O Beija-Flor necessita de muita energia para manter sua temperatura corporal e suas atividades físicas e metabólicas, por isso algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia, alimentando-se de 10 a 15 vezes por hora. Para poupar energia durante a noite, o Beija-Flor reduz ao máximo seus batimentos cardíacos e sua temperatura corporal, entrando no chamado “estado de torpor”. É como se o Beija-Flor entrasse em uma espécie de hibernação. Ao amanhecer ele lentamente sai do estado de torpor, levando cerca de 20 minutos para despertar, e reinicia suas atividades normais.

 

          Uma das principais causas da mortandade de beija-flores é o uso  de variados tipos de venenos e agrotóxicos em plantações.

Newsletter
Digite seu e-mail: