Brasil, 
23 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Chinchilas protegidas

Projeto de Lei para proteção das Chinchilas é aprovado. 12/01/12.

          Foi pouco divulgado, mas o Projeto de Lei 5956/09 de autoria do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que proibe o abate de chinchilas para fins comerciais em TODO território nacional, foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no dia 23 de novembro.

         As chinchilas, Chinchilla lanigea, em vida livre já eram protegidas, pois estão ameaçadas de extinção. Mas, não há lei abrangendo os espécimes de criadouros permitindo que fossem usados para produção de casacos de pele.

         A deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) foi autora do parecer que levou à aprovação do projeto. A deputada argumentou no relatório que a Constituição Federal "prevê a proibição de práticas que submetem os animais à crueldade".  Essa observação poderá ser utilizada como base para diversos projetos de lei que combatem os maus tratos a animais.

         De acordo com a observação do Projeto do deputado Tripoli, estima-se que o comércio global de pele de chinchila gere uma receita de 10 milhões de dólares por ano (cerca de R$ 18 milhões). O Brasil destaca-se como o segundo maior produtor mundial. Para confeccionar um únicpo casaco, que custa de 50 a 80 mil dólares, é necessário abater entre 40 e 50 chinchilas.

         A Ecoloja realiza uma campanha contra o uso de peles animal (lembrando que couro também é pele), por isso oferece diversos tipos de bolsasmochilas com material alternativo  e alguns modelos de bottons conscientizando ao não uso de peles como: chinchila e vaca.

Fonte: Revista dos Vegetarianos nº63

 

Newsletter
Digite seu e-mail: