Brasil, 
24 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Matintapereira

No interior do Brasil, reza a lenda que quando Matinta Perera passa por um vilarejo, e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer...

          Será pássaro? Será mulher? Acho que pode ser as duas coisas. Quando está na forma de ave, leva uma vida que ninguém sabe como é. O que todo mundo sabe bem é que solta um piado tão agudo, que chega a lembrar um silvo de cobra, e que ninguém consegue perceber de que lado vem. Com tanto mistério, não tem quem ouse se aventurar pela mata em sua busca. Deixa pra lá!

         Agora, quando toma a forma de mulher, aparece de vestido preto e com o rosto coberto por um véu também preto. Nossa! Parece assombração! De dia fica escondida por aí, talvez na forma de pássaro, e somente à noite toma forma humana.

         Nessas ocasiões, quando vê uma pessoa, solta um grito - ou será um piado? - assutador, que atravessa as matas, como se dissesse "- Matintapereira..."

          E assim, gritando, vai se aproximando das casas. Como ninguém sabe o que anda fazendo nem o que pretende...

         "- Lá vem a Matintapereira. Vamos, rápido! As janelas, as portas, é preciso fechar tudo já!"

          São as pessoas assustadas, querendo impedir que ela entre, pois dizem por aí que possui poder suficiente para provocar doença em humanos.

          Também dizem que gosta muito de receber presentes, e adora café e fumo. Por isso, quando uma pessoa bater á porta pela manhã - e for a primeira a fazê-lo e pedir café, essa será a Matintapereira.

          Pode ser que não seja verdade, mas pelo sim, pelo não, é melhor convida-la para entrar e repartir o café da manhã com toda a família.

          Ah, e também é bom espalhar alguns presentes em volta da casa. Coisas de enfeitar, porque ela gosta de caprichar na sua apareência, mesmo toda vestida de negro.

          Lá vai a Matintapereira em sua pose de viúva negra, afastando plantas com um pauzinho, á procura de presentes.

          Oh! Agora sumiu! `Para onde terá ido?

          Ninguém sabe, mas já começa a soar nos ares, sobre os rios, lagos e árvores...o misterioso piado agudo como silvo de serpente.

          Matintapereira ou Matinta Perêra é uma "bruxa" da Região Norte do Brasil. Mas sua fama já fez a lenda correr por todo o Brasil. O texto acima e outras lendas podem ser lidas do livro Lendas do Brasil de Elsa Pestana Magalhães da Girassol Brasil Edições Ltda.

          Conheça os produtos da Ecoloja que divulgam nossas lendas e folclore:
- Botton Sací;
- Botton Curupira;
- Adesivo Curupira;
- CD Mitos e Lendas do Brasil

Ilustração:www.cdpara.pa.gov.br

 

Newsletter
Digite seu e-mail: