Brasil, 
23 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Florestas Urbanas

É necessária a preservação de fragmentos florestais próximos aos centros urbanos.

          Atualmente é estudado e discutido o que se chama de Floresta Urbana com o intuito de fortalecer o meio ambiente em um mundo cada vez mais urbanizado. A Floresta Urbana é uma floresta ou fragmento que esta situada dentro ou próximo a uma zona urbana. O termo urban forestry nasceu no Canadá na década de 60 para designar a arborização nativa ou urbana Alguns países como a Finlândia e Alemanha consideram floresta urbana apenas as áreas de florestas nativas que se situam dentro ou próximas ao perímetro urbano; os Estados Unidos utiliza o termo de modo geral para qualquer tipo de fragmento, seja nativo ou projetado. No Brasil, este termo ainda é pouco trabalhado e falta uma definição, contudo como o termo floresta aqui não é utilizado para designar a arborização da cidade, é mais indicado usá-lo apenas para florestas nativas.
          De qualquer forma as árvores e florestas situadas dentro e em torno das cidades necessitam de políticas e investimentos conforme declarado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) junto com a Associação de Colaboração para Questões de Florestas (ACMB).
          As principais diferenças entre uma floresta urbana e uma não-urbana está na influência que a primeira sofre da cidade e de seus habitantes. Nas florestas urbanas, fatores impactantes como lixo, trilhas, retirada de plantas ornamentais, poluição sonora e atmosférica são mais comuns. As florestas urbanas também sofrem mais com a especulação imobiliária.
          A importância de se discutir o assunto e criar uma política especifica está intimamente relacionado com a manutenção da biodiversidade.Várias espécies de plantas e animais encontram nessas áreas o seu abrigo. Devido a proximidade com as cidades também servem de potencial alternativa de lazer e educacional, favorecendo a reeligação entre a população e a natureza. Nas florestas urbanas podemos encontrar numa caminhada mais atenta várias espécies de pássaros, insetos, plantas e mamíferos. Entretanto seu valor para a cidade vai além da preservação das espécies e do lazer. Esses fragmentos de florestas podem mitigar a poluição química e sonora, reduzir o efeito de ilha de calor, aumentar a disponibilidade e qualidade da água, reduzir a erosão nas encostas e, por conseqüência, os assoreamentos dos rios. Esses e muitos outros benefícios se traduzem em economia de dinheiro para as cidades, visto que seriam necessários menos investimentos em dragagem dos rios, tratamento da água e consumo de energia elétrica pelos aparelhos de ar condicionado. Além desses fatores de importância local, soma-se o fato de as árvores serem grandes reservatórios de carbono, assim essas florestas podem absorver uma grande quantidade de CO2, ajudando assim a reduzir o aquecimento global.
          Como exemplos de Florestas Urbanas no Brasil temos o Parque da Cantareira, localizado na Zona Norte de São Paulo, e o Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste de Rio de Janeiro considerados as maiores florestas urbanas do mundo.
         A cidade de Águas de São Pedro, São Paulo, é favorecida por ter em seu município o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade com cerca de um milhão de m² e muitas áreas verdes. Mas, se faz necessário um enfoque na gestão e manutenção dessas áreas. Com o pensamento de promover a importância das Florestas Urbanas, de políticas sólidas e boas práticas ambientais, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas – 2011, ao Dia da Árvore – 21 de setembro e ao Dia Mundial Sem Carro – 22 de setembro, aEcoloja® levou a proposta de se realizar o Passeio Bike & Árvores no dia 24 de setembro junto a Prefeitura Municipal.
          Como resultado foi feito o plantio de 280 mudas de espécies nativas em uma área central próximo a Escola Municipal onde havia a necessidade da preservação de uma nascente d`água.
O resultado foi gratificante, com a participação de crianças, adultos...
 

Parque Municipal
Foto: http://loucuraracional.wordpress.com

Newsletter
Digite seu e-mail: