Brasil, 
26 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Ecolona - Algodão Recuperado

As sobras de tecidos e malhas que seriam descartados são transformados em fios e depois novamente em tecido ou malha.

          A Ecoloja® sempre busca novidades que juntem versatilidade e qualidade a produtos ecologicamente corretos e socialmente responsáveis, reforçando a importância de contribuir para o consumo consciente e a responsabilidade ambiental.

          Com esse pensamento estamos oferecendo novos produtos, feitos com as sobras de algodão de tecelagens e de malharias  que iriam para o lixo.  O chamado algodão recuperado ou algodão reciclado.

         A reciclagem de algodão é baseada em um processo simples. Depois do recebimento do refugo  de produção das indústrias têxtil, ou seja, as sobras, aparas e peças com defeito, inicia o sistema de destruição da malha, que retorna a condição de fio. Em seguida, é feito o emparelhamento das fibras, que são transformadas em fios de espessura larga. Esses fios passam por um processo de estreitamento, chegando à espessura desejada. A cardagem, o emparelhamento da fibra e o estreitamento dos fios são feitos com os mesmos equipamentos utilizados na tecelagem de algodão virgem.  O fio de algodão recuperado revela no tecido os pontos brancos (neps) que dão uma característica de rusticidade à peça.

         Vale ressaltar que a ecolona utilizada nas peças são provenientes de empresas preocupadas com a questão ambiental, utilizando-se inclusive da mesma água para o processo de lavagem, amaciamento e tintura das peças. Inclusive pode ser feito peças sem a necessidade do tingimento já que a mistura de tons irá promover caracterísitcas únicas.


          Realizando a recuperação do algodão diminuímos o impacto ambiental, pois  estaremos protegendo o meio ambiente ao reciclar um produto que viraria lixo.  Atualmente se faz necessário o aproveitamento de sobras, refugo e aparas  dos mais diversos materiais, diminuindo a produção de novos materiais e do lixo industrial, conseqüentemente reduzindo impacto no meio ambiente.


         Conheça as peças produzidas em ecolona para a Ecoloja®: bolsas, malas e mochilas.
 

Newsletter
Digite seu e-mail: