Brasil, 
26 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Anuário Brasileiro de Sustentabilidade 2010/2011

O “Anuário Brasileiro da Sustentabilidade” é investigação social, promovida pela Agência Brasil Sustentável. 31/ago/2011.

         Promovida pela Agência Brasil Sustentável a investigação social é relevante em relação à sustentabilidade do país; aborda - de forma crítica - a realidade, estruturado por temas que contribuem para ajudar a alavancar ações estratégicas em âmbito nacional e internacional.

         A partir da análise de 500 empresas, referente à suas contribuições para a promoção da responsabilidade social e ambiental, pesquisa para o ANUÁRIO BRASILEIRO DA SUSTENTABILIDADE 2010/2011 destaca os 50 melhores exemplos.

         Esse anuário é importante devido a manipulação usada por muitas empresas, políticos e profissionais da mídia num marketing “sustentável e verde”, impossibilitando a população de ter conhecimento dos fatos reais.
 
         O método de aferição seguem os critérios estabelecidos pelo Programa Internacional de Certificação Social de Qualidade CERTIQUALITY WORLD, prioriza critérios de reconhecimento público da atuação das empresas a partir de uma pesquisa de opinião nas esferas de atuação de cada uma.O mais importante é que as empresas só tomam conhecimento da avaliação com a publicação dos resultados, assim evitando quaisquer distorções que prejudiquem a credibilidade do processo.
 
         O processo está baseado na realização de uma ampla pesquisa de opinião junto ao publico nas esferas de atuação de cada empresa, cruzando informações de bancos de dados públicos quanto ao cumprimento da legislação, ética concorrencial, compromissos com a comunidade na área de atuação, transparência corporativa, entre outros.
 
          Desenvolvida em 3 etapas (quantitativa, qualitativa e técnica) o processo de certificação é realizado de forma independente e autônoma sem qualquer contato ou interferência com as empresas pesquisadas. Essa característica confere às empresas selecionadas e certificadas pontos nos índices de avaliação de riscos à sustentabilidade de suas operações.

        Abaixo segue a Lista do RANKING DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Na Lista POSITIVA, as primeiras 10 colocadas são PREMIADAS, muitas outras foram CERTIFICADAS. Logo após a Lista NEGATIVA.
 
PREMIADAS:
 
- FORD - Melhor MARCA, tendo o modelo ECO-SPORT como destaque no segmento de bens duráveis; 
- NOKIA - Melhor desempenho em logística reversa de bens de consumo;
- Grupo SENPAR- Terras de São José - Melhor performance no segmento da construção civil, em especial pelo pioneirismo na introdução da tecnologia de reuso da água em assentamentos humanos com o  empreendimento TERRAS 2 ( Itu-SP);
 - CAQUITUS - (Melhor desempenho em processos produtivos sustentáveis, com destaque para a fabricação de álcool de cereais a partir do reaproveitamento de resíduos agrícolas (Duartina/SP);  
 - Res Brasil Embalagens Sustentáveis - Melhor desempenho no segmento de inovações tecnológicas para a fabricação de embalagens, pela introdução da tecnologia D2W de biodegradação de plásticos não recicláveis;
 - Shopping Barigui – Curitiba – PR - Melhor desempenho no comércio varejista de qualidade;
 - Osklen - Melhor desempenho na promoção do conceito de moda sustentável;
 - Starbuck Coffee – São Paulo/SP - Melhor desempenho na promoção da sustentabilidade de suprimentos;
 - Indústria de Móveis Todeschini - Melhor desempenho no controle socio-ambiental da cadeia produtiva da fabricação de móveis e utensilios domésticos;
 - Milani do Brasil Ltda - Mogi das Cruzes/SP - Melhor desempenho na relação indústria- comunidade em defesa dos recursos naturais na região do bairro onde se localiza o Distrito Industrial do Taboão.
 
LISTA NEGATIVA - As primeiras 10 aparecem em destaque por registrarem os piores desempenhos. As demais seguem em ordem alfabética.
 
FUNDIÇÃO TUPY - Joinville/SC
USIMINAS - ARCELOR MITTAL - Ipatinga/MG
BRASKEM - Camaçari/BA
PETROBRAS - Manaus/AM
CSN - Companhia Siderúrgica Nacional - VOLTA REDONDA /RJ
FUNDO PREVI
ARACRUZ CELULOSE
BR FOODS
COSAN
MONSANTO
Ambev
Boehringer Ingelheim
Bunge
Cargill
Carrefour
Cecrisa - MG
Cocelpa
Companhia Vale do Rio Doce
Companhia Docas de Imbituba
Cutrale
Du Pont do Brasil
Embraer
Eternit
Filtros Mann
Grupo Batistella
Grupo Gerdau
Grupo MMX - Eike Batista
Grupo Odebrecht
Grupo Oportunity
Grupo Pão de Açúcar/CASINO
Grupo Votorantim
Ipê Agro Milho Industrial
JBS Friboi
Mamoré Mineração e Metalurgia Ltda
Mercedes Bens do Brasil
Minas Ligas - Companhia Ferroligas Minas Gerais
Montecril
Nemak do Brasil Ltda
Pepsico Co - MG
Rainha Materiais Esportivos
Refinaria de Petróleo Manguinhos
Rhodia
Robert Bosch
Siderúrgica Alterosa
Suzano Papel e Celulose
Texaco do Brasil
Texas Instruments
Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S A
Walmart
Yanmar do Brasil

         Sugiro que entrem no site da Agência - Brasil Sustentável para conhecerem as empresas premiadas e ficarem por dentro dos tópicos: educação para sustentabilidade, desenvolvimento Urbano, Lixo e Currupção Política, Energia e Sustentabilidade, Turismo e esporte e outros.
 

Newsletter
Digite seu e-mail: