Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Ibama, Pássaros x cativeiro

Ajude a limitar o comércio de pássaros no Brasil. 19/ago/2011.

          O IBAMA surpreendeu os criadores de passeriformes porque em dezembro de 2010 foi regulamentada a Instrução Normativa 15, que proíbe a reprodução de 138 das 151 espécies de passeriformes permitidas para criação amadorista e comercial, além de regulamentar novos procedimentos para a criação dessas aves. Agora os criadores tentam reveter essa situação junto ao Ibama.

         Hoje existem aproximadamente 300 mil criadores amadores e dois mil criadores comerciais legalizados e, muitos outros na informalidade.  Mesmo com esse grande nº de criadores o comércio de animais silvestres é considerado o 3º maior tráfico! Perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas!
A grande maioria das espécies de passeriformes criados em cativeiro são justamente as espécies mais traficadas. Então fica uma grande pergunta: será que os criadores e o comércio legalizado diminuem o nº de aves traficadas ou é apenas uma utopia?

         No entanto, os criadores registrados entraram com recurso com uma série de argumentos solicitando uma nova regulamentação dessa normativa. Entre seus argumentos está o apoio que fornecem a projetos de conservação. Mas percebemos que o interesse maior é na comercialização dessas aves visando principalmente comércio de pet e o que podemos chamar de comércio do canto. Alguns exemplares chegam a preços exorbitantes devido a seu canto.

         O próprio IBAMA já relatou diversas vezes ser contrário o comércio de animais silvestres e que o mesmo não auxilia projetos de conservação. A busca por mutações das espécies criadas é valorizada por um grande nº de criadores e conseqüentemente esses indivíduos perdem seu valor biológico em projetos de conservação e repovoamento em ambientes naturais.

         Mas, acima de tudo não podemos deixar de lembrar que as aves são seres sencientes, possuem sentimentos análogos aos do ser humano, como dor, alegria, solidão, prazer, etc. A criação em cativeiro não permiti que muitos de seus comportamentos sociais e básicos sejam respeitados, ficando evidente a situação de maus-tratos, o que constitui crime de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), em seu artigo 32.

         Com esse pensamento a Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA está realizando a campanha: Ajude a limitar o comércio de passarinhos no Brasil!

         Se você concorda com a WSPA e entende que a criação de animais silvestres deve ser discutida com maiores cuidados, clique aqui.
 

Newsletter
Digite seu e-mail: