Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Gorilas & Homem

ONG promove harmonia entre humanos e gorilas nas Montanhas de Virunga. 26/05/11.

          Um gorila silverback, daqueles que são líderes e enormes, invadiu uma região agrícola da República Democrática do Congo pra comer… bananas. Não mexeu com ninguém. Só queria as bananas. Mas teve que ser anestesiado e retirado do local, porque certamente isso acabaria em confusão. Geralmente a comunidade coopera com os ambientalistas, mas poderia haver susto e morte.

          Nos últimos anos, com a perda de seu território natural ao redor do Vulcão de Virunga, os gorilas-das-montanhas têm avançado para perto das vilas agrícolas em busca de comida. Nornalmente ficam distantes das pessoas, comem e vão embora, mas os agricultores avaliam como prejuízo essa “visita” e já andaram matando esses animais.

          Com muito esforço da ONG Gorilla.CD, que atua no país, a região dos gorilas começa a receber turistas que podem, inclusive, se hospedar nas casas dos agricultores e, assim, trazer uma nova alternativa de renda para esses povoados. Outra ameaça grave aos gorilas vem dos congoleses que vendem carvão – praticamente única fonte de energia no país. Esse comércio é ilegal e também provoca morte de gorilas que habitam a mesma floresta onde o carvão é feito. A ONG trabalha no sentido de gerar energia com bagaço de cana e outros resíduos orgânicos.

         A solução pára manter humanos e gorilas em harmonia, segundo a ONG Gorilla.CD, é trabalhar a mentalidade e cultura locais, de forma que a população cada vez mais entenda que gorila vivo é mais valioso que morto. Nesse caso recente, do gorila comedor de bananas, houve compreensão. Os próprios colonos chamaram os guardas florestais que anestesiaram o gorila e o levaram de novo para dentro da floresta. Mas nem sempre é assim.

         De qualquer forma, fica mais uma vez assinalada a inocência desses gigantes que têm dificuldade de perceber o perigo e os inimigos. Esse gentil grandão arriscou sua vida… por bananas.
 

Fonte: Fátima Chuecco - Agência de Notícia de Direitos Animais

Newsletter
Digite seu e-mail: