Brasil, 
28 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Passeio Bike & Árvores

Dia 24 de setembro 2011 - Águas de São Pedro -SP, comemorando o Dia da Árvore e o Dia Mundial Sem Carro no Ano Internacional da Floresta.

          No calendário anual algumas datas se fazem importantes para a conscientização ecológica e atitudes sustentáveis.  Compreendendo a importância de se criar novos hábitos em prol de um planeta mais saudável, a Ecoloja® e a equipe de triatlhon TRI & Runners com apoio da Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro  através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretatia de Turismo estarão realizando no dia 24 de setembro o 1º Passeio Bike & Árvores.

          O 1º Passeio Bike & Árvores será uma atividade em comemoração ao Ano Internacional da Floresta e ao dia Mundial Sem Carro. Trata-se de um percurso de bicicleta pela cidade de Águas de São Pedro com destino ao plantio de 200 mudas de árvores nativas as margens da Lagoa das Palmeiras. Local destinado ao reflorestamento pela Prefeitura.

          Indiretamente pretendemos com essa ação mobilizar os moradores e turistas para participarem de projetos de restauração florestal contribuindo na restauração de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), no controle dos processos erosivos e de assoreamento dos corpos d'água e, na formação de corredores biológicos entre os diferentes fragmentos de remanescentes florestais. Além da conscientização por transportes menos poluentes e ao mesmo tempo saudáveis não só para o meio ambiente como também para o homem.

A CIDADE:
          Águas de São Pedro com área de apenas 3,64 km² é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial. Localiza-se no estado de São Paulo e é considerada cidade-saúde, sendo a única Estância Brasileira construída de acordo com um projeto anterior e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, possuindo diversos parques e áreas livres, fornecendo qualidade de vida aos moradores e turistas.  Possui clima temperado, ligeiramente quente (28°C) no verão e ameno no inverno (8°), com dias ensolarados e noites frescas. Sua altitude de 470 metros é considerada ideal e indicada tanto para hipertensos como para quem tem pressão baixa.

          A cidade possui sua economia voltada exclusivamente ao turismo. Em finais de semana comuns a média de visitantes varia de 3.500 a 5.000, variando de 15.000 a 20.000 pessoas em finais de semana com feriados e datas comemorativas.

A DATA:
         O evento estará acontecendo no sábado do dia 24 de setembro em virtude da comemoração do Dia da Árvore (dia 21/setembro) e Dia Mundial Sem Carro (dia 22/setembro). Por estamos localizados em uma Estância Turística é interessante à campanha acontecer num sábado, pois finais de semana há maior movimento. Assim teremos maior participação e visualização, com o intuito de gerar anualmente o evento.

MOTIVO DO EVENTO:
          As Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional de Florestas sendo mundialmente preparadas diversas programações de eventos para aumentar a conscientização sobre a importância das florestas para as pessoas, com destaque para a conservação, o manejo e o desenvolvimento sustentáveis. “Florestas para as pessoas” é o tema do Ano, que foi lançado no dia 24 de janeiro, em Nova Iorque (EUA), durante a 9ª Sessão do Fórum das Nações Unidas para Florestas (UNFF, sigla em inglês).

          O Dia Mundial Sem Carro foi criado com o objetivo de conscientizar a população mundial acerca da poluição do meio ambiente e incentivo a reflexão acerca de criarmos novas soluções para os transportes públicos em grandes cidades. Esta idéia nasceu na França e entrou em ação no ano de 1998, e rapidamente difundiu-se mundo afora num exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

          Com o evento queremos mostrar o papel fundamental das pessoas na conservação das florestas, que garantem hábitat para a diversidade biológica e estabilidade para o clima mundial, além de serem fonte de alimentos, medicamentos e água potável. Com a realização do plantio o intuito é estimular o conhecimento pela reprodução vegetal, conhecer os processos de germinação e crescimento, criando assim um vínculo de respeito com a Natureza.

        A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o carro por outro meio de transporte.

          A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Algumas pessoas dizem que a bicicleta é uma boa opção apenas para cidades planas, mas mesmo numa cidade de relevo acidentado a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. O que estaremos mostrando em nosso percurso, já que a cidade de Águas de São Pedro apresenta diversos declives.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO
          A restauração de qualquer área florestal recupera a integridade ecológica do ecossistema, incluindo um nível mínimo de biodiversidade e de variabilidade na estrutura e funcionamento dos processos ecológicos dessa área.

          O resultado do plantio em meio urbano proporcionam grandes benefícios, como:
- sombreamento;
- seqüestro de CO2;
- ornamentação;
- melhoria do clima, reduzindo a temperatura ;
- fornecimento de abrigo e alimento a fauna;
- amenização da poluição sonora;
- prevenção contra inundações, pois retém água das chuvas nas copas e auxiliam sua infiltração no solo.

PARTICIPAÇÃO:
          Será permitida a participação de pessoas de qualquer idade, mediante inscrição e acompanhamento de responsável no caso de menores de idade. O percurso criado será de baixa dificuldade.

          Inscrição através do e-mail ecoloja@ecoloja.art.br, informando seu nome completo, idade, endereço e contato.

KIT PARTICIPANTE:
          O participante estará recendo um kit composto por: ecosacola e demais brindes.

 

AGUARDAMOS VOCÊ!

Newsletter
Digite seu e-mail: