Brasil, 
29 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Curupira

O Guardião das Florestas e Protetor dos Animais

          O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e seres encantados da natureza, e o Curupira é um dos principais, vivendo nas matas brasileiras. Conhecido pelos índios, ele é reconhecido como protetor das matas, possuindo estatura baixa, cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás.

          A função do Curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores que não respeitam o período de procriação e amamentação dos animais e que também caçam além do necessário para a sua sobrevivência; lenhadores que fazem a derrubada de árvores de forma predatória e; pessoas que destroem as matas e floretas.
 
          Para proteger os animais, o Curupira procura assustar os caçadores emitindo gemidos, gritos e assovios agudos, fazendo com que o caçador pense que está atrás de algum animal e vá atrás dele, perdendo-se assim na floresta. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores e lenhadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível uma pessoa alcançá-lo numa corrida.

          De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras e se deliciar com os frutos, mas se ele sentir que está sendo vigiado ou ameaçado, ele poderá fugir ou te encantar.

          O Curupira costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta durante sete anos, são devolvidas para as famílias. Essas crianças nunca voltam como eram, em razão do fascínio que passam a sentir pela floresta onde viveram.

          Os contadores de lendas dizem que o Curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O Curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.

          Diz a lenda que ao aproximar uma tempestade, o Curupira corre toda a floresta e vai batendo nos troncos das árvores. Assim, ele vê se elas estão fortes para agüentar a ventania. Se perceber que alguma árvore poderá ser derrubada pelo vento, ele avisa a bicharada para não chegar perto.

          Entretanto, ampara caçadores e pescadores, que têm na caça ou na pesca seus únicos recursos alimentares, ou que abate um animal por verdadeira necessidade.

          Em 11 de setembro de 1970 foi promulgado pelo governador do Estado de São Paulo lei que “institui o Curupira como símbolo estadual do Guardião das Florestas e dos animais que nela vivem.” A referida lei determina que “esse símbolo florestal deva ser difundido nas escolas de grau primário e secundário. Com isso o Curupira ganhou maior popularidade e  há estátuas em sua homenagem nos Bosques e Parques de várias cidades. Mas, em todo o Brasil o Curupira é conhecido como um mito da preservação das florestas e dos ecossistemas.

          Por esses motivos a Ecoloja® adotou o Curupira como seu mensageiro nas ações que irá promover em favor da preservação das florestas.
 

Conheça Curupira:
- Imã
- Ecoloja em Ação (Curupira)
- Adesivo
- Botton Curupira
- Enfeite Curupira

Newsletter
Digite seu e-mail: