Brasil, 
24 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Aquecimento Global

Aquecimento global pode elevar doenças transmitidas pela água. 21/fev/2011

          A AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) fez mais um alerta sobre as conseqüências do aquecimento global. Segundo os cientistas, as mudanças climáticas podem aumentar a exposição das pessoas a doenças transmitidas pela água procedente de oceanos, lagos e ecossistemas costeiros, e o impacto já poderá ser sentido em alguns anos.

          De acordo com  a Noaa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) , os estudos demonstraram que as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global tornam os ambientes marinhos e de água doce mais suscetíveis à proliferação de algas tóxicas, e permitem que micróbios e bactérias nocivas à saúde se multipliquem. 

          Além disso a Universidade da Geórgia descobriu que a areia do deserto, que contém ferro, ao se depositar nos oceanos, estimula o crescimento de Vibrios, grupo de bactérias que podem causar gastroenterites e doenças infecciosas em humanos. Nos últimos 30 anos a quantidade de areia com ferro depositada no mar teve um aumento significativo, principalmente com as chuvas na África Ocidental.

          Em modelos de pesquisa, desenvolvido pelos cientistas, o aquecimento global poderá ocasionar um aumento na “maré vermelha”, ou seja, a floração de pequenas algas. Algumas microalgas podem representar uma série de ameaças ao ambiente marinho e ao homem. Algumas espécies como  Alexandrium catenella, podem produzir algumas toxinas que estão entre os mais poderosos venenos conhecidos. O envenenamento pode ocorrer de forma direta, matando peixes e outros organismos marinhos, ou indireta.

          Certos moluscos, como os mexilhões e as ostras, não são afetados diretamente pelas toxinas. No entanto, por serem organismos que filtram a água do mar, retirando dela seu alimento, podem acumular algas nocivas e, conseqüentemente, intoxicar indiretamente animais que deles se alimentem, como pássaros, mamíferos marinhos e até o ser humano., causando sintomas como paralisia.

          No Brasil, a última grande maré vermelha ocorreu na Baía de Todos os Santos, Bahia, em 2007, e provocou a morte de cerca de 50 toneladas de mariscos e peixes, representando uma ameaça às atividades econômicas da população local.

           Com a alerta dado e a “Hora do Planeta” agendada para o dia 26 de março, fica aí mais um motivo para aderirmos ao movimento mundial contra o aquecimento global!
 

Foto: Wikipédia

Newsletter
Digite seu e-mail: