Brasil, 
29 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Certificação Oxibiodegradável

A Ecoloja recebeu certificação por utilizar as Sacolas Oxibiodegradáveis.

          A Ecoloja® recebeu da OPA- Oxo-Biodegradable Association ( www.biodeg.org ) a certificação por utilizar embalagens d2w – RES Brasil. A OPA é uma entidade com sede em Londres, formada por renomados cientistas de todo o mundo e tem por finalidade certificar e avaliar embalagens plásticas como sendo Oxi-Biodegradáveis e Não Eco-Tóxicas.

          A Ecoloja® acredita que em conjunto com as importantes medidas de incentivo à redução, reutilização e reciclagem, e promoção da educação ambiental, deva existir uma alternativa para o uso de sacolas plásticas feitas com polímeros à base de petróleo, as quais permanecem, após serem descartadas de forma errada, por cerca de 300 anos poluindo o meio ambiente. Por isso a Ecoloja® adota desde janeiro de 2009 o uso de embalagens plásticas oxibiodegradáveis d2w.

          O Plástico oxibiodegradável d2w não é uma solução para o manejo e gerenciamento dos resíduos urbanos. Mas, uma solução para os problemas gerados pelo descarte incorreto de embalagens plásticas no meio ambiente, que não são coletadas e jamais recicladas, permanecendo na natureza e causando todos os impactos negativos que são do conhecimento de todos.

          O d2w é um aditivo que incluído no processo de manufatura normal causam a decomposição do plástico, de forma total e segura, em água, dióxido de carbono e uma pequena quantidade de biomassa. O interessante é que o plástico com d2w não necessita de um ambiente biologicamente ativo para começar a degradar. Isso acontece mesmo que o plástico seja descartado indevidamente e abandonado ao ar livre. Isto é muito importante para a solução do sério problema do lixo de resíduos plásticos. Sendo, também por esse motivo, mais recomendado que o Biodegradável (bioplástico), que requer um ambiente biologicamente ativo (por exemplo, enterrado no solo) para que o processo de degradação se inicie.

          As embalagens plásticas possuem um tempo de vida útil relacionado de acordo com a indicação de seu uso, por exemplo, saco de lixo pode exigir uma vida útil de 18 meses antes de perder a resistência, ao passo que uma embalagem para pão de forma poderá precisar de apenas algumas semanas. Como é costume do brasileiro utilizar as sacolas plásticas de compras para colocar o lixo produzido, as sacolas plásticas oxibiodegradáveis utilizadas pela Ecoloja® possui estabilizadores que garantem cerca de 18 meses.

         As vantagens das Embalagens Plásticas Oxibiodegradáveis d2w são:
- Seguras para o Meio Ambiente;
- Podem e devem ser reutilizadas quando possível;
- Podem e devem ser recicladas por todos os métodos conhecidos, juntamente com os plásticos convencionais. Testes conduzidos por Symphony Plastics e recicladores profissionais comprovam, além do fato que aparas industriais oxibiodegradáveis d2w são recicladas no dia a dia das empresas produtoras;
- Podem ser fabricadas a partir de matéria prima reciclada;
- Podem ser compostadas (mas não são compostáveis nos prazos previstos na EN 13432 e ASTM 6400 ) e o composto orgânico atende as NBRs e exigências do MAPA;
- Todos os componentes dos aditivos d2w estão presentes nas Listas Positivas da ANVISA, nºs 105 e RDC 17;
 

Newsletter
Digite seu e-mail: