Brasil, 
19 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
“Flor-cadáver”

também chamada de Língua do Diabo, floresce pela primeira vez na América Latina. 21/12/2010

          Conhecida como uma das maiores e mais fedorentas flores do mundo, a Amorphophallus titanum, apelidada de “flor-cadáver”, desabrochou pela primeira vez na América Latina neste fim de semana no jardim botânico do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. O desabrochar da planta acontece uma vez a cada 10-12 anos, e dura no máximo três dias. O auge da flor ocorreu  neste domingo (19).  A última vez que um exemplar da espécie desabrochou foi em julho deste ano, em Tóquio, no Japão, quando milhares de pessoas fizeram fila para conhecer a exótica e rara planta.

          A espécie é endêmica da ilha de Sumatra, na Indonésia, e foi descrita pela primeira vez pelo botânico Odoardo Beccari em 1878. Embora seja conhecida como “a maior flor do mundo”, o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência. Ou seja: um conjunto de flores em uma estrutura compacta.

          A “flor” começa a ser produzida cerca de 10 anos após a semente ter sido germinada. Ela pode chegar a 3 metros de altura e pesar até 75 kg. Depois que a flor morre e dispersa suas sementes, ela é substituída por uma folha de até 6m de altura, que propiciará o desenvolvimento de uma nova flor.

          O apelido de cadáver vem de seu forte cheiro característico. Ele é usado como uma estratégia para atrair insetos como moscas, besouros e abelhas, seus polinizadores. A fragrância lembra uma mistura de amônia, carne decomposta e ovos podres.
 

          Para saber mais: www.inhotim.org.br

Fonte e Foto: Natureza radical - Mark Carwardine
 

Newsletter
Digite seu e-mail: