Brasil, 
28 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Iguanas enviadas como cartas!

Correios encontra iguanas em Sedex endereçados para Belo Horizonte/MG. 30/set/2010.

          Essa semana foi noticiado que um funcionário dos Correios encontrou uma encomenda inusitada, enquanto examinava caixas de Sedex numa máquina de raio x: dois iguanas vivos, com cerca de 30 cm de comprimento. Eles estavam dentro de um Tupperware forrado com jornal, enrolados em gaze e imobilizados com fita adesiva. Esse fato ocorreu no dia 27, no entanto sempre recebemos notícias desse tipo, são: iguanas, jabutis e até aranhas. Exatamente a quase um ano (22 de outubro de 2009), foram encontrados oito exemplares de iguanas numa caixa de Sedex, também em São Paulo, infelizmente um animal acabou morrendo.

          Dessa vez o Sedex foi despachado em uma agência do Parque do Carmo, zona leste da capital, e tinha como destinatária uma moradora de Belo Horizonte (MG), que será investigada.

          Tal ato trata-se de crime contra a fauna previsto na Lei dos Crimes Ambientais, artigo 29, e o autor pode ser punido com seis meses a um ano de detenção. Os iguanas foram encaminhados ao 4ª Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e posteriormente foram levadas para o Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo e, felizmente, passam bem.

          Como médico veterinário, especializado em animais silvestres, acho de extrema importância que veterinários e biólogos trabalhem em conjunto na conscientização de clientes para que não adquiram animais silvestres. O  Cão é o animal mais indicado para fazer companhia ao homem por isso recebu o título de "Melhor Amigo". Domesticado a cerca de 14.000 anos os cães sofrem desvios de comportamento decorrentes da convivência com o homem e, muitos de seus comportamentos primitivos não são aceitos e/ou compreendidos por várias pessoas, por exemplo a marcação de território, acabando muitas das vezes abandonando esse companheiro fiel. O que falar então de animais como os lagartos? Esses não são indicados para nos acompanharem  num passeio a praia, cachoeira, numa corrida de bike, em nossas caminhadas diárias, etc...servem apenas para serem exibidos para nosso deleite. Então por que tê-los?


"Lugar de Animal é em seu Habitat Natural!"

 

Samário Menezes
crmv-sp 8408

Foto: J.B. Neto, do Estadão.com.br

Newsletter
Digite seu e-mail: