Brasil, 
28 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro deixe seu carro na garagem e aproveite um dia sem trânsito.

          Dia 22 de Setembro é o Dia Mundial Sem Carro e foi criado com o objetivo de conscientizar a população mundial acerca da poluição do meio ambiente e um incentivo a reflexão acerca de criarmos novas soluções para os transportes públicos em grandes capitais como Lisboa, São Paulo, Roma, Paris, etc. Esta idéia nasceu na França e entrou em ação no ano de 1998, e rapidamente a idéia difundiu-se mundo afora num exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro. 

          A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o possante por outro meio de transporte. A Bicicletada, por exemplo, é um movimento internacional que prega o uso da bicicleta como o principal meio de transporte das pessoas. A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente. 

          Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas, o trânsito é hostil aos ciclistas. Por isso, também, vale a opção do transporte coletivo como ônibus, metro, trem ou a boa e velha carona entre amigos.
 

Para saber mais:
http://mountainbikebh.com.br
http://diamundialsemcarro.ning.com

Newsletter
Digite seu e-mail: