Brasil, 
16 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Calçada Ecológica

A Ecoloja inova com calçada ecológica.

          A Ecoloja ® está com a calçada ecologicamente correta. A idéia é mostrar alternativas para calçadas ecológicas, principalmente para aquelas cujo tamanho, localização e fluxo de pessoas torna difícil optar por deixar 30 % reservado a permeabilidade do solo, ou seja, plantar uma árvore ou outra vegetação. A calçada da Ecoloja® foi feita com madeira biossintética, também chamada de madeira plástica, e permite a drenagem d´água, pois foram feitas com uma camada de brita e outra de areia permitindo a permeabilidade do solo, absorvendo uma grande porcentagem da água de chuva.

          Essa “madeira” é uma alternativa interessante ao uso da madeira, principalmente à chamada madeira de lei. Esse produto, além de contribuir para a diminuição da derrubada cada vez mais feroz de florestas tropicais atrás de madeiras nobres, também auxilia em outro problema ambiental que é a questão dos resíduos, pois é resultado justamente do processamento industrial de diversos tipos de resíduos. Cada empresa tem a sua receita, mas os ingredientes mais utilizados são: resíduos plásticos industriais (borracha, PU, EVA, silicone, sacolas plásticas, tecidos sintéticos etc.), cargas minerais (calcitas, gesso, carbonato de cálcio e outros) e todas as fibras vegetais de qualquer natureza (fibra de coco, bagaço de cana, bambu, borra de café, sabugo de milho, casca de arroz). Além disso, o resultado do processo é um produto também reciclável.

         O produto final são perfis de diversas dimensões com ótimas propriedades que podem substituir muitas aplicações de madeiramento convencional sem a necessidade de vernizes e seladoras, tais como: decks, piers, atracadouros e flutuantes para o ramo náutico; revestimentos, apliques em parede, mobiliário interno e externo para o ramo de decoração; pergolados, gazebos e caxepós para paisagismo; palets, dormentes e carrocerias para a indústria em geral. Enfim, o uso da madeira biossintética estende-se por muitas outras aplicações, devido à sua alta durabilidade, mesmo exposta a pesadas variações climáticas e oxidantes (maresia, sol, chuva). Outras vantagens estão no fato do produto não apodrecer e não ser suscetível ao ataque de cupins. Os fabricantes afirmam que esta durabilidade pode chegar a mais de 100 anos.

         Como é um produto relativamente novo no Brasil, o custo ainda não é dos mais baratos, mas em muitos casos, analisando o custo x benefício, vale a pena! A natureza merece!


Madeira Ecológica    Calçada Ecológica

Newsletter
Digite seu e-mail: