Brasil, 
29 de março de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Algodão Colorido Natural

Moda Consciente e Sustentavel

          Percebendo a importância de se disponibilizar produtos que respeitam o Meio Ambiente a Ecoloja®  está lançando mais um produto consciente, trata-se de camisetas masculinas e femininas produzidas com o algodão colorido naturalmente.

          Esse algodão de fibra colorida é plantado no Nordeste do país.  Hoje, o ativo ambiental que esse produto traz, incentiva o interesse de pessoas conectadas a práticas ecológicas, pois o algodão naturalmente colorido dispensa a etapa de tingimento, o que reduz o uso da água e a necessidade de tratamento de efluentes.      

          As opções de cores são restritas. No Brasil, é possível encontrar os tons de marrom claro, verde e marrom rubi, os quais compõem o projeto de algodão colorido desenvolvido pela Embrapa Algodão, na Paraíba. Nessa primeira coleção a Ecoloja® irá promover o tom marrom e estampas que divulguem o Cangaço, em homenagem ao Nordeste Brasileiro.

          Um pouco de história
          O algodão colorido é conhecido  4.500 A.C pelos Incas, bem como por outros povos antigos das Américas, África e Austrália. A maioria das espécies primitivas de algodão possui fibras coloridas, principalmente de tonalidade marrom. O seu cultivo nunca foi incentivado por falta de mercado, porque o branco sempre foi o preferido. Essa situação começou a mudar com a crescente demanda por produtos que em sua produção, ou mesmo industrialização, utiliza substâncias que não agridam o meio ambiente

         A partir desse interesse mundial, em 1989, a Embrapa Algodão iniciou um trabalho de melhoramento genético das amostras de algodoeiros asselvajados, que ela possuía em seu banco de germoplasma, nas tonalidades creme e marrom. As espécies nativas apresentam fibras com baixa resistência, finas, com pouco comprimento, e falta de uniformidade na cor, o que impossibilitava sua industrialização em fiações modernas, que exigem algodões de alta resistência. A Embrapa realizou vários estudos e testes para tornar a fibra do algodão colorido com excelente qualidade.
 

          Para conhecer  os produtos feitos com o Algodão Colorido visite o site da Ecoloja® 

Newsletter
Digite seu e-mail: