Quantas sacolas plásticas você usou ontem? E durante toda a semana? Se o cálculo se estender pelo ano todo, os números começam a assustar.
Segundo uma estimativa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente a cada hora são consumidas cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas no Brasil. Ao final de um dia essa conta chega a 36 milhões. Anualmente são descartadas inadequadamente 500 bilhões de sacolas em todo o mundo.
Esse material, além de poluente, pode causar outros impactos ambientais, como entupir bueiros e ser ingerido por tartarugas, que acabam sufocando.
Pensando em minimizar esse impacto está sendo lançada a campanha Saco é um Saco, pelo Ministério do Meio Ambiente. Nesta quarta-feira, dia 15, foi proposto um “Dia Sem Sacola Plástica”, convidando os consumidores a buscar alternativas para este material. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou no Rio de Janeiro da campanha para conscientizar consumidores a recusar sacos plásticos nas compras e adotar sacolas retornáveis. No lançamento do Dia Nacional do Consumidor Consciente, Minc afirmou que a "consciência ambiental" deve ser despertada em consumidores e comerciantes. "Sem conscientização da sociedade não há mudança. O consumidor tem que mudar o padrão de exigência", disse o ministro, durante lançamento da campanha "Saco é um Saco".
A campanha terá continuidade, principalmente nos meios eletrônicos e redes sociais da internet como Orkut, Youtube e Twitter. Um concurso, lançado pelo Instituto Akatu, ainda estimula o consumo consciente através de vídeos de um minuto, em que os concorrentes deveem responder à pergunta: "O que você faz para reduzir seu consumo de sacolas plásticas?".
Para participar do concurso, denominado “Saco de Ideias” o usuário deve acessar o site www.sacodeideias.com.br, preencher o formulário de inscrição e fazer o upload do vídeo. O julgamento do material será feito pelos próprios usuários. Uma comissão julgadora vai avaliar os dez mais votado e os três mais criativos devem ser veiculados em TV aberta.
O concurso vai permitir uma ampliação na discussão do tema, de acordo com o diretor presidente do Instituto Akatu, Helio Matar, “hoje, por exemplo, muitos consumidores já usam racionalmente as sacolas plásticas. Temos certeza que muitas ideias já estão sendo colocadas em prática pelo país. O que queremos é compartilhar a sabedoria das multidões”, explica
Algumas cidades já estão na frente desse movimento, por exemplo, no Rio de Janeiro já existe uma lei, aprovada em julho pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), que obriga estabelecimentos comerciais a trocarem os sacos plásticos por bolsas retornáveis. A Secretaria Estadual do Ambiente informou que todos os estabelecimentos deverão estar adaptados até 2012 a nova regra.
A Ecoloja® comercializa várias opções de sacolas permanentes e optou por fornecer a sacola oxi-biodegrádavel aos clientes que não estejam com suas sacolas permanentes no momento das compras.
Para conhecer os modelos de sacolas permanentes clique em Ecosacolas e para saber mais sobre o plástico oxi-biodegradavel clique em Sacola Degradável.