Brasil, 
20 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Patauá, uma Palmeira Amazônica.

Azeite, vinho e artesanato de uma única árvore...

 

 

 

                           Conhecendo o PATAUÁ.

          As palmeiras de um modo geral são utilizadas na alimentação, na fitoterapia, na construção de casas e na produção de artesanatos, sendo importante na manutenção das comunidades locais. No Acre, grupos de técnicos e cientistas da Embrapa aproveitam a biodiversidade das florestas acreanas para gerar renda e manter a floresta em pé.

          Patauá ou Patoá, Oenocarpus bataua,é uma palmeira conhecida pelos moradores da floresta amazônica. Assim como o açaí, dos frutos se extrai uma bebida conhecida popularmente por “vinho de patauá”. Apresenta-se como um gerador de renda e desenvolvimento para a população devido ao excelente óleo que é extraído. Este óleo possui semelhança com o azeite de oliva, sendo rico em aminoácidos e gorduras insaturadas, podendo ser utilizado para temperar saladas e realizar frituras. A grande vantagem com relação a outros óleos, como o de soja, está no fato de que o óleo de patauá é rico em aminoácidos e gorduras insaturadas (combate o colesterol – LDL) e, sendo extraído no Acre ou em outras partes da Amazônia, pode representar baixos custos de produção.

          Além do uso alimentar, o óleo de patauá tem sido utilizado como tônico capilar e na medicina popular para combater a asma e doenças respiratórias.

          A ECOloja atenta à conservação das florestas brasileiras e preocupada com a origem e as implicações sociais que estão por detrás dos produtos ecológicos, apóia e comercializa artesanatos de Patauá vindos do Acre. Tais produtos são oriundos de um plano de manejo florestal onde se coleta dois cachos por palmeira ao ano e deixa-se 20% dos frutos sem coletar, para assegurar a manutenção da fauna e regeneração das palmeiras. Aves, primatas e outros pequenos mamíferos são responsáveis pela dispersão das sementes, pois alimentam-se dos frutos de Patauá.

          Na ECOloja você vai encontrar uma grande variedade de artesanato de extremo bom gosto como luminárias, arandelas, cestas, jogos americanos, etc. Com certeza vale apena conhecer e prestigiar as comunidades florestais.

Newsletter
Digite seu e-mail: