Brasil, 
23 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
A Capivara está pagando o pato.

Com toda esta onda de epidemias os animais silvestres e o meio ambiente, não só estão sofrendo consequências como também estão sendo indevidamente responsabilizados.

                 A falta de consciência de alguns produtores , que não vacinam seus rebanhos , o desequilíbrio ecológico provocando a proliferação de algumas espécies de parasitas , como o carrapato e a disseminação de vírus que se modificam para se tornarem cada vez mais fatais têm deixado o mundo a mercê de doenças que antes controladas e ou semi-erradicadas faziam parte apenas em pequenas porcentagens dos relatórios de zoonoses.

                     A febre aftosa , além dos prejuízos à saúde , muito mais conceitual do que epidemiológico propriamente dito pode causar um profundo desequilíbrio na balança comercial brasileira e na mesa  do povo , o qual corre o risco de não ter o produto ou ainda pagar preços superiores ao normal; o fechamento das exportações significam desempregos  e para atingir o patamar que nossa carne estava provavelmente levará 3 a 5 anos.

                     A gripe do frango , ainda estatisticamente muito pequena quando se relaciona ao número de habitantes do local afetado , porém com grande potencial para ser uma pandemia , como já previa a OMS , atingindo cerca de 150 milhões de habitantes do planeta.A maior preocupação neste caso seria que o vírus sofre-se alguma mutação e após infectado , o homem passa-se a ser também um transmissor.

                     E por último , mais  próximo de nós esta a febre maculosa , transmitida pelo carrapato estrela , que sempre conviveu entre nós , porém , as queimadas , a destruição das matas ciliares e mananciais fizeram com que as capivaras pagassem o “pato”literalmente , em busca de alimento e abrigo se aproxima do homem sendo vetores para a transmissão.

                  Um pouco menos de lucro e um pouco mais de custo é o que as inteligências deveriam se nortear para termos um crescimento sustentável , que no dicionário significa : sustentar , evitar que caia , manter no mesmo nível.

Dr Danielo Mazon MV

Animallis – Clínica de Especialidades Veterinárias
Cordeirópolis - SP

Newsletter
Digite seu e-mail: