Brasil, 
24 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Projeto Papagaio Verdadeiro

Missão: Conservação da principal espécie de papagaio alvo do tráfico de animais.

          O projeto gera informações sobre a biologia e ecologia dos papagaios, que podem auxiliar na tomada de decisão sobre a conservação da espécie e dos ambientes onde vivem. Além desse objetivo, o PROJETO PAPAGAIO-VERDADEIRO quer chamar a atenção para outro importante aspecto: a criação de papagaios como animais de estimação no Brasil encontra-se profundamente enraizado à cultura popular. O problema é que a retirada desses animais da natureza, sem nenhum critério e a alteração do ambiente onde vivem, pode contribuir para a extinção da espécie.

          O PROJETO PAPAGAIO-VERDADEIRO possui duas linhas de atuação:
1) pesquisa científica: com ações que visam identificar a situação da espécie na natureza, tais como características dos ninhos, áreas de reprodução, crescimento dos filhotes, acompanhamento de filhotes após deixarem os ninhos, monitoramento dos filhotes de papagaios soltos e contagem em dormitórios para estimar a população;
2) educação ambiental: com ações de divulgação do projeto junto aos moradores e turistas das áreas onde o projeto é desenvolvido, objetivando estimular a reflexão, discussão e reavaliação de posturas frente à questão ambiental, a fim de fomentar ações compatíveis com a conservação da espécie e seu ambiente.

  

          O projeto é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, incluindo os biomas Pantanal e Cerrado. Atualmente é executado pela ONG Fundação Neotropica do Brasil em cinco fazendas do Pantanal Sul: Refúgio Ecológico Caiman, Refúgio da Ilha – Ecologia, Fazenda Novo Horizonte, Fazenda San Francisco, Fazenda Santo Antonio, Fazenda Baiazinha e Fazenda São José. Conta com o fundamental patrocínio do Parque das Aves - Foz Tropicana, Refúgio Ecológico Caiman, Instituto Arara Azul e Parrots International.

          A retirada de um grande número de filhotes papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) na natureza para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação se deve, principalmente, a sua fama de ser o “melhor falador”, por isso inclusive recebe o nome de “papagaio-verdadeiro”. Seu pequeno tamanho, coloração vistosa e, principalmente, sua habilidade para aprender a imitar a fala humana tornam essa espécie de papagaio alvo de capturas ilegais na natureza. O problema é que criar um papagaio retirado da natureza, além de ilegal, pode contribuir para a extinção da espécie.

Motivos que podem levar a espécie a extinção:
-  A retirada de ovos e filhotes de papagaio-verdadeiro para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação;
-  A destruição dos ninhos no momento da captura;
- A perda de ambientes naturais utilizados para alimentação e reprodução por desmatamento e queimada de ambientes naturais da espécie.
- A pressão sobre as populações naturais de papagaio-verdadeiro acontece todos os anos e em toda a sua área de distribuição natural.

Como as pessoas podem ajudar a proteger os papagaios?
          Você pode ajudar para a continuidade do PROJETO PAPAGAIO-VERDADEIRO através de doações de recursos financeiros ou materiais ou equipamentos.
          Você pode adquirir os seguintes produtos do projeto:
               - Aliança Anilha
               - Camiseta do Projeto
               - Baby Look do Projeto
          Outra forma importante é denunciar o tráfico de animais silvestres e outros crimes ambientais pela Linha Verde do IBAMA – 0800618080. A ligação é gratuita de qualquer lugar do Brasil.

Para conhecer mais:
Blog: http://blueparrot.wildlifedirect.org/
E-mail: glaucia@fundacaonetropica.org.br

Newsletter
Digite seu e-mail: