Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Reciclar, por quê?

A reciclagem é um hábito que todos nós devemos incorporar.

É preciso reciclar!

               A reciclagem  do lixo não é apenas uma opção ecológica, mas sim questão fundamental para o bem-estar das pessoas em seu meio. O reaproveitamento de certos materiais vem sendo considerado a chave do problema do desperdício e, ao mesmo tempo, é a melhor maneira de tentar reduzir as grandes quantidades de plástico, papel, vidro, latas e outras embalagens acumuladas nos aterros sanitários.

               Reciclar significa economizar recursos naturais, energia elétrica e espaço no planeta. Além disso, evita a poluição ambiental e, por último, pode gerar dinheiro. Se ainda existe alguma dúvida quanto aos benefícios da reciclagem para o meio ambiente, existem dados incontestáveis: uma única latinha de refrigerante, ao ser reciclada, economiza energia suficiente para deixar uma televisão ligada por três horas.

               E qual deve ser a função de cada cidadão nesse processo? É exatamente simples, desde que exista um pouco da boa vontade, pois é dentro de casa que começa a melhoria da qualidade de vida. Ou seja, depende de cada um de nós. Muitas vezes, simples atitudes pessoais multiplicam-se pelo exemplo e ajudam de maneira saudável a dizer "não" à deteriorização dos recursos naturais.

                Cada vez mais torna-se imprescindível que a população tenha consciência da preservação do meio ambiente. Com a reciclagem de lixo, o uso racional da energia elétrica e principalmente com a economia da água.

               No caso do lixo, a questão é ainda mais séria porque poucas cidades do país mantém projetos eficientes voltados para a coleta seletiva e reciclagem. A maior parte do lixo doméstico produzido ainda é jogada em aterros. Falta investimento em usinas para reciclagem, que além de garantir a preservação do meio ambiente, também geram empregos.

               Um exemplo de embalagem reciclável com a qual todos se defrontam no dia-a-dia é a garrafa de refrigerante PET (polietileno tereftalo). A própria produção de PET apresenta riscos consideráveis para o meio ambiente, porque sua matéria-prima é o petróleo.

               Mas é preciso lembrar sempre que todo processo de recilagem tem seu ponto de partida dentro da casa de cada um de nós. Portanto, o início e a continuidade de reutilização de vários materiais plástico, papel, alumínio, vidro, etc., dependem da separação do lixo, ou seja, de uma ação doméstica. Está mais do que na hora de todo o brasileiro incorporar esse hábito no seu dia-a-dia.

Fonte: Jornal Correio - MT

Fonte: Jornal Correio - MT

Newsletter
Digite seu e-mail: