Brasil, 
25 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Livro Vermelho.

O Ministério do Meio Ambiente publicou o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção. Dez/2008.

          O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. Semelhante ao surgimento de novas espécies, a extinção é um evento natural: espécies surgem por meio de eventos de especiação (longo isolamento geográfico, seguido de diferenciação genética) e desaparecem devido a eventos de extinção (catástrofes naturais, surgimento de competidores mais eficientes).

          Normalmente, porém, o surgimento e a extinção de espécies são eventos extremamente lentos, demandando milhares ou mesmo milhões de anos para ocorrer. Um exemplo disso foi a extinção dos dinossauros, ocorrida naturalmente há milhões de anos, muito antes do surgimento da espécie humana, ao que tudo indica devido à alterações climáticas decorrentes da queda de um grande meteorito.

          Ao longo do tempo, porém, o homem vem acelerando muito a taxa de extinção de espécies, a ponto de ter-se tornado, atualmente, o principal agente do processo de extinção. Em parte, essa situação deve-se ao mau uso dos recursos naturais, o que tem provocado um novo ciclo de extinção de espécies, agora sem precedentes na história geológica da terra.

          O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, detalha os principais riscos, distribuição geográfica, estratégias de conservação e informações biológicas dos animais ameaçados de extinção no Brasil. Distribuídas em dois volumes estão as informações de 627 espécies: 130 invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos.


          Elaborado a partir das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, o livro reúne, pela primeira vez, em uma única obra, todas as espécies que o governo brasileiro reconhece que podem desaparecer da Terra. A relação dos 627 animais numera 160 aves, 154 peixes, 130 invertebrados terrestres, 78 invertebrados aquáticos, 16 anfíbios, 69 mamíferos e 20 répteis. A Mata Atlântica tem o maior número de animais correndo o risco de desaparecer, com 269 espécies distribuídas pela costa brasileira. O Cerrado tem 65 espécies ameaçadas e a Amazônia, 41.

          De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a publicação reúne as informações necessárias para que profissionais de meio ambiente e tomadores de decisão, como prefeitos e governadores, encontrem alternativas de conservar e recuperar as espécies.

          O site do Ministério do Meio Ambiente permite um link par baixar o “Livro Vermelho” , no site está listado como Série Biodiversidade Brasileira 19.
http://www.mma.gov.br/port/sbf/fauna/fauna/capa/livro_vermelho.html

Newsletter
Digite seu e-mail: