Cachorro-Vinagre. Dez/2008
Também chamado de Jaguati, Akuti jagua.
Akuti Jagua (Acutiuara). O nome indígena é formada pelas raízes Jaguara ou Uara, que significa senhor ou dono e Aguti ou Acuti, que se refere às cutias ou pacas, referindo-se à perseguição por cutias e pacas.
No Brasil existem 06 espécies de cachorros selvagens (canídeos), o menor deles, com 30 cm de altura, e um dos mais estudados por biólogos é o Cachorro-vinagre, Speothos venaticus. Os outros são: Lobo Guará (ameaçado de extinção), Cachorro-do-mato, Cachorro-do-mato-de-orelha-curta (ameaçado de extinção), Raposa do Campo e o Graxaim. É encontrado na América Central e América do Sul, no Brasil ocorre em várias regiões como: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.Apesar de possuir ampla distribuição, é uma espécie pouco conhecida pela maioria dos brasileiros.
Bem diferente dos outros canídeos, possui as orelhas arredondadas e curtas, o focinho e membros são curtos; a cauda é curta e grossa, com densa pelagem; possui o corpo robusto e atarracado, pesa entre 5 e 7 Kg. Sua cor é castanho-clara e preta ao longo das costas e cauda. Um dado curioso é a presença de membranas interdigitais (entre os dedos) que facilitam a natação e permite que mergulhe com facilidade.
Animal de hábito diurno, podendo ter pouca atividade noturna. Territorialista, marca com urina seu território e emite variados sons para se comunicar. Prefere viver em locais mais úmidos, como margens de rios, mangues e campos molhados e, abrigar-se em buracos no solo ou cavidades em árvores. Pode ser encontrado em pequenas matilhas de quatro a dez indivíduos. A estrutura social dos grupos é fortemente hierarquizada tal como nos lobos. Possui uma gestação de 67 dias, com ninhadas de 4 a 6 crias, as fêmeas e os filhotes são alimentadas pelo macho até aos cinco meses. A maturidade sexual é atingida aos 12 meses e a vida média é de 10 anos.
Filhotes nascidos no Parque Ecológico Municipal de Americana
De hábito carnívoro, alimentam-se de vários animais invertebrados, anfíbios, pássaros e pequenos animais terrestres. Podem caçar em grupo, caçando espécies maiores como veados e pacas.
Considerada como espécie ameaçada de extinção, categoria vulnerável. Tem como principais ameaças a perda de hábitat e caça predatória. As alterações ambientais tornam cada vez mais difícil a sobrevivência do cachorro-vinagre, já que ele desaparece tão logo ocorra o desmatamento. Nunca foi caçado por interesse econômico mas, é sabido que algumas tribos de nativos brasileiros os mantinham como animais de estimação.
Texto e fotos: Samário Menezes
Foto Capa: Biól. Silvia Machado