Brasil, 
19 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Jabuti, Cágado ou Tartaruga?

Você conhece sabe quem é quem na família dos Quelôneos?

Jabuti, Cágado ou Tartaruga???

Estes animais são encontrados facilmente como animais de estimação, porém muitas pessoas desconhecem o animal que possuem. Eles pertencem à classe dos répteis, como os jacarés, lagartos e cobras. São animais de sangue frio, isto é, o corpo deles não produz calor, por isso sempre os sentiremos gelados. Pelo mesmo motivo sempre os veremos tomando banho de sol.
O jabuti, o cágado e a tartaruga são animais da ordem chelonea, possuem o corpo coberto por uma carapaça (casco), e a pele das patas e a cabeça recoberta por escamas. Todos eles botam ovos (ovíparos) em buracos que cavam nas margens dos rios, lagoas ou nas praias.

Você sabe qual a diferença entre eles?

Os Jabutis são unicamente terrestres, sendo encontrados em florestas (jabutitinga) e campos (jabutipiranga). Por viverem no chão possuem as patas adaptadas para andar, lembrando as patas dos elefantes, tendo os dedos unidos até a unha. O pescoço é sempre recolhido para trás. Sua carapaça é alta e arredondada. São onívoros, ou seja, alimentam-se de frutas, verduras, pequenos invertebrados e às vezes de material em decomposição.
Os Cágados habitam água doce de rios, lagoas e lagos. Por isso possuem as patas adaptadas para nadar, com uma membrana entre os dedos. A carapaça é achatada para facilitar a natação. Estes recolhem o pescoço lateralmente. Sua alimentação varia com a espécie de cágado, existem vários tipos, alguns são vegetarianos, alimentando-se apenas de plantas aquáticas e outros são carnívoros, alimentando-se de pequenos peixes.
As Tartarugas são principalmente marinhas, mas algumas espécies são encontradas em água doce. As espécies marinhas possuem as patas transformadas em nadadeiras (em forma de remo), o corpo é achatado como os dos cágados, porém recolhem o pescoço para trás como os jabutis. A alimentação também varia com a espécie, como ocorre com os cágados.

O comércio de animais silvestres é regulamentado pelo IBAMA, que fornece autorização para lojas ou Pet Shops poderem comercializar jabutis e tartarugas. As tartarugas de água doce chamadas de tigre d’água e os jabutis deverão ser oriundas de um criadouro cadastrado junto ao IBAMA, portanto ao comprar algum destes animais exija a nota fiscal com o nº de registro junto ao IBAMA, assim você estará ajudando a combater o tráfico ilegal de animais silvestres. Comprando animais legalizados você também receberá todas as informações de como cuidar da melhor forma de seu animal, normalmente as lojas não autorizadas deixam de informar ou fornecem dicas erradas, inclusive sobre a alimentação recomendada.

Caso você tenha alguma dúvida de como cuidar de seu animal entre em contato com um veterinário especializado, ele poderá ajuda-lo.
Lembre-se: nunca solte na natureza um animal que você não quer mais, pois você estará fazendo mal para ele e para o ambiente. Doe-o para o Zoológico da sua cidade.

por Samário Menezes

Newsletter
Digite seu e-mail: